Gil Vicente x Casa Pia AC: antevisão, ausências e onzes prováveis

2 horas atrás 22

Sem conhecer o sabor da derrota desde a jornada inaugural da I Liga - no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto -, o Gil Vicente volta a ser anfitrião. Depois de travar a série vitoriosa do SC Braga, há quase um mês, o conjunto liderado por Bruno Pinheiro vai ter pela frente outra equipa em curva ascendente e em igualdade pontual: o Casa Pia.

Surpreendido com a assimilação dos processos por parte dos seus jogadores, depois ter chegado a Barcelos com campeonato em andamento, o treinador dos gilistas mostrou-se - em conferência de antevisão - «agradado com a capacidade dos jogadores no aspeto tático», garantindo que os mesmos «transformam-se em jogo.»

Com Yaya Sithole e Facundo Cáseres fora das contas face às lesões, Bruno Pinheiro não deverá alterar muito o onze-base que tem vindo a apresentar desde que assumiu a equipa.

Há dois jogos consecutivos a apostar em Jesús Castillo ao lado de Mory Gbane e depois da estreia a titular de Jordi Mboula, fica a dúvida se o extremo espanhol volta a ganhar em relação a Tidjany Touré.

Em franco crescimento exibicional e de resultados após três derrotas encaixadas nos três primeiros jogos da temporada, os gansos de João Pereira chegam ao Minho na melhor fase da época e em busca do terceiro triunfo consecutivo.

Gansos historicamente impotentes frente aos galos

Ainda assim, nem tudo são boas notícias para o jovem técnico do conjunto de Pina Manique. Sem poder contar com Beni Mukendi, Clau Mendes e Kiki Silva nas jornadas transatas, Henrique Pereira junta-se ao lote de indisponíveis depois de ter cumprido 17' no triunfo frente ao Moreirense.

Ciente de que o Casa Pia nunca venceu os gilistas, João Pereira apontou à inversão desse dado: «O pensamento tem de ser esse, fazer o que ainda não foi feito, senão a humanidade nunca tinha avançado. Temos essa oportunidade, além de tentarmos um registo de três vitórias no campeonato.»

Quanto às escolhas propriamente ditas, o grande destaque vai para a disponibilidade do mais recente reforço proveniente do Bordeaux, Jérémy Livolant, que pode aproveitar a ausência de Henrique Pereira para se estrear logo como titular.

De resto e depois do triunfo motivador contra o Moreirense, não se esperam alterações de maior numa equipa que pretende encarreirar pontualmente o mais depressa possível.

Ler artigo completo