Golo solitário de Ekanga decide duelo de históricos na Tapadinha

1 mes atrás 47

Considerado um dos maiores clássicos da história do futebol português – 24 duelos só na Liga Portuguesa - Atlético e Belenenses voltaram a encontrar-se quatro anos depois, desta feita para um encontro inédito na Liga 3. Na Tapadinha, os forasteiros levaram a melhor e venceram por 0-1, com um golo de Ekanga.

Apesar de arranques distintos esta temporada - Belenenses entrou para a terceira jornada como primeiro classificado e Atlético como último - o jogo prometia pela rivalidade lisboeta. 

Na primeira parte, os pupilos de Nikola Popović foram os mais esclarecidos, mas nenhum dos conjuntos foi verdadeiramente capaz de criar perigo na baliza contrária. Além disso, dupla contrariedade para o técnico José Sousa. Afonso Pinto foi forçado a sair ao minuto dez, depois de ter fraturado o nariz e David Grilo, guarda-redes, lesionou-se sozinho, conseguindo-se aguentar dentro de campo até ao intervalo. 

A toada manteve-se no primeiro quarto de hora após o regresso dos balneários. Com os alcantarenses por cima, foi o Belenenses que conseguiu abrir o marcador. Numa jogada de insistência, Diogo Leitão atingiu a barra e, na recarga, Ekanga só teve de encostar para o primeiro. O golo acabou por ser o combustível que os Azuis do Restelo precisavam e a equipa cresceu a partir desse momento.

O Atlético subiu as linhas nos minutos finais, foi em busca do empate, mas Rúben Marques e David Silva foram incapazes, em dois lances flagrantes, de marcar o primeiro golo da época! No reencontro entre as duas turmas de Lisboa, o Belenenses voltou a levar a melhor e continua, para enquanto, na liderança da tabela classificativa.

Ler artigo completo