O primeiro dia da conferência Google I/O foi dominado pela IA. Por isso, a tecnológica norte-americana reservou o segundo dia do evento para falar mais sobre o Android, nomeadamente para uma apresentação digna do Android 15.
A Google revelou ao mundo algumas das principais novidades implementadas nesta versão do seu sistema operativo. O reforço da privacidade e segurança dos utilizadores é um dos seus destaques e abaixo explicaremos com mais detalhe as principais novidades.
Espaço privado
Este será o local perfeito para esconder a tua informação sensível. Neste local poderás esconder aplicações que contenham informações importantes para ti e assim mantê-las seguras.
Este local só poderá ser desbloqueado com um PIN ou com a tua impressão digital. Deste modo, garantirás que mais ninguém consegue aceder aos dados lá guardados.
Proteção contra reposição de fábrica
Em caso de roubo do teu telefone, uma das práticas comuns dos criminosos é fazer uma reposição de fábrica do mesmo para o vender. Contudo, isso agora será ainda mais complicado de efetuar.
Com esta atualização, se uma reposição de fábrica for forçada, os ladrões não a conseguirão realizar sem saber as credenciais da tua conta Google. Deste modo, o teu smartphone tornar-se-á inútil.
Maior proteção contra fraudes e esquemas
Nesta matéria, a Google apresentou duas grandes novidades para melhorar a segurança dos seus utilizadores. Em primeiro lugar, todas as notificações com credenciais de acesso temporárias - como códigos de autenticação de dois fatores - serão escondidas para que outras apps não as consigam ler.
Em segundo lugar, a Google decidiu apertar ainda mais o cerco às permissões solicitadas por aplicações instaladas fora da Play Store. Neste caso, será necessária uma aprovação adicional do utilizador para que uma permissão seja concedida.
Logins mais seguros e mais proteções contra ataques de partilha de ecrã
O Android 15 vem ainda reforçar a segurança dos logins dos utilizadores, especialmente quando estes fazem uma partilha do seu ecrã. Pegando numa das novidades acima mencionadas, os códigos de dois fatores serão automaticamente escondidos dos olhares alheios.
Se o teu ecrã estiver a ser partilhado, o Android 15 irá esconder todas as tuas credenciais de acesso a serviços importantes para ti. Com efeito, serão escondidas informações como nomes de utilizador, palavras-chave e números de cartões de crédito.
Para quem faz várias partilhas de ecrã, a Google permitirá agora que partilhes apenas o conteúdo da aplicação desejada. Deste modo, deixarás de partilhar todo o ecrã do smartphone. Esta novidade está, para já, disponível apenas em smartphones Pixel.
Proteções avançadas de segurança do telemóvel
Com o Android 15, chega um novo leque de mecanismos para proteger os utilizadores de mensagens fraudulentas e espionagem. Por exemplo, serás notificado sempre que a tua ligação à rede móvel seja desencriptada, o que pode levar à injeção de SMS´s fraudulentas.
O Android 15 irá ainda ajudar pessoas de risco, como jornalistas ou dissidentes, a manterem-se seguros. Para tal, serão alertados sempre que ferramentas de localização e vigilância sejam instaladas nos seus smartphones. Contudo, estas novidades dependerão do suporte das marcas, nomeadamente a nível de hardware.
A Google anunciou ainda que a beta 2 do Android 15 estará disponível para mais smartphones a partir de hoje. A nova versão de teste do sistema operativo pode ser instalado em modelos das marcas Honor, iQOO, Lenovo, Nothing, OnePlus, OPPO, Realme, Sharp, Tecno, vivo e Xiaomi.