Google Glass: nova parceria pode ‘ressuscitar’ óculos de realidade aumentada

3 meses atrás 56

A Magic Leap anunciou uma “parceria tecnológica, multifacetada e estratégica” com a Google, o que pode indiciar que a gigante se prepara para ter um novo wearable focado em realidade aumentada (RA). A Magic Leap, recorde-se, fabrica alguns dos óculos de RA mais avançados do momento.

Citado pelo Digital Trends, Shahram Izadi, responsável pela divisão AR/XR da Google, realça que a empresa está entusiasmada em juntar “a liderança da Magic Leap em ótica e fabrico” com as suas tecnologias “para oferecer um amplo espectro de experiências imersivas para o mercado”. A gigante tecnológica pode aproveitar para trazer os avanços do Gemini, do Project Astra, do Android XR e da loja de aplicações Play Store para criar um produto avançado e com acesso a vários conteúdos diversificados.

O esforço da Google neste sentido tem continuado, com a empresa a ter comprado a North Focals, especializada em óculos inteligentes, em 2020 e ter demonstrado em algumas conferências I/O óculos capazes de traduzir e transcrever em tempo real e reconhecer imagens com recurso a Inteligência Artificial.

Apesar deste anúncio e reação da Google, não há qualquer indicação de quando é que poderá surgir o primeiro modelo de óculos fruto desta parceria. Os Google Glass Explorer Edition foram lançados há 11 anos e não cativaram propriamente os utilizadores. O produto chegou a ter duas gerações, mas acabou por ser descontinuado em 2023.

Ler artigo completo