A Gemma foi desenvolvida pela Google DeepMind e por outras equipas da Google. O modelo foi inspirado pela Gemini, e está a partir de hoje disponível em todo o mundo em dois tamanhos, o Gemma 2B e o Gemma 7B.
A Google lançou hoje o seu novo modelo para assistir os programadores e investigadores na construção de Inteligência Artificial (IA) responsável. A Gemma, é o mais recente modelo construído a partir da mesma tecnologia utilizada para criar os modelos Gemini, segundo revela a Google em comunicado.
A Gemma foi desenvolvida pela Google DeepMind e por outras equipas da Google. O modelo foi inspirado pela Gemini, e está a partir de hoje disponível em todo o mundo em dois tamanhos, o Gemma 2B e o Gemma 7B, sendo que cada tamanho é lançado com variantes pré-treinadas e ajustadas.
Os modelos Gemma são capazes de funcionar diretamente num laptop ou computador desktop de um programador. O modelo foi projetado com os princípios de IA da Google em primeiro lugar.
A Google não chegou a tornar este modelo totalmente de ‘código aberto’, o que significa que a empresa ainda pode definir os termos de uso e propriedade.
“Como parte de tornar os modelos pré-treinados da Gemma seguros e confiáveis, usamos técnicas automatizadas para filtrar certas informações pessoais e outros dados confidenciais dos conjuntos de treinamento”, refere a empresa em comunicado.
A empresa tecnológica sublinha que vai continuar a expandir a família de modelos Gemma e espera “apresentar novas variantes para diversas aplicações”.