Sim, leu bem. Recentemente, o Renaissance Porto Lapa Hotel, no Porto, lançou uma nova carta de cocktails de assinatura. Chama-se 'Native' e surge como uma homenagem aos sabores, texturas e aromas do país. Destacam-se ainda "as técnicas arrojadas, os ingredientes improváveis e os copos vanguardistas", lê-se em comunicado.
Estão disponíveis nove cocktails de assinatura novos, dois dos quais sem álcool, e "todos os ingredientes utilizados são adquiridos em Portugal, têm uma relação direta com cada ecossistema e a sua combinação é capaz de contar uma história diferente. É uma carta sustentável, intuitiva e sensorial, onde exploramos o território e o damos a conhecer de múltiplas formas", explica Cristiano Losa, o 'bar manager' do Renaissance Porto Lapa Hotel.
Leia Também: Lisbon Bar Show. Dois dias com muitos cocktails e bebidas à mistura
Curioso? Por exemplo, o Marítimo inclui um "licor herbal, a vodka Froggy B e uma nuvem de salicórnia, que simula a espuma do mar e que vai pingando gradualmente dentro do copo". Pode escolher o Dunar que representa as dunas portuguesas, combinando "figo da Índia, uma infusão com vodka, bergamota, toranja, alcaçuz, lavanda e rosas, misturada com notas de um perfume assinado por Jean Paul Gaultier".
Disponível com e sem álcool, o Floresta Laurissilva "representa o clima tropical e as paisagens das ilhas, sendo o único cocktail apresentado em três momentos: um apenas com ingredientes madeirenses, outro com sabores açorianos e um terceiro que combina a identidades dos dois territórios".
Leia Também: Lisboetas: Avenida da Liberdade vai estar em festa de 4 a 10 de maio
Outro cocktail disponível sem álcool, o Montado, trata-se de "uma ótima escolha como digestivo por ser mais forte, amadeirado e fumado". Incorpora "o sabor a porco preto, a cortiça braseada e a bolota em licor". Já o Estuário, servido num copo em formato de flamingo, inclui Plantation Rum, planta inula, lagostim e tangerina.
Floresta Autóctone recria o ambiente de nevoeiro matinal, misturando diferentes sensações olfativas e visuais, com "aromas de pinho e eucalipto, combinados com Citadelle Gin, bagas de goji, frutos silvestres e bergamota". Por último, "a altitude e a pureza das águas cristalinas da Montanha resulta num cocktail com Citadelle Gin, pêssego, urze, alfazema".
Leia Também: De feiras a festivais, 11 bons motivos para sair de casa no fim de semana