Gostava de incluir retinol na rotina de 'skincare'? Siga estes conselhos

3 semanas atrás 45

Ouviu falar dos benefícios do retinol? Quer inclui-lo na rotina de 'skincare'? Tem de saber algumas coisas antes de começar. Retinóides  "trata-se de um termo genérico para toda a família de derivados da vitamina A", entre os quais o retinol, "o mais famoso deste grupo de ingredientes ativos que melhoram a pele", explica Maryam Zamani, uma médica, citada na Woman & Home. 

"Está provado que apoia a renovação celular e estimula a produção de colagénio, ao mesmo tempo que reduz a oleosidade e uniformiza a tez", acrescenta a especialista. 

Leia Também: A fruta de verão que pode deixar a pele mais jovem

É muito importante aplicá-lo da forma (e na altura) mais correta para não sentir efeitos secundários. Por exemplo, Mariam Abbas, uma facialista, explica que deve começar a utilizar o retinol com muita calma e "aumentar a frequência de utilização muito lentamente". 

Comece por utilizar apenas em duas noites da semana e, depois, "aumente lentamente a frequência de utilização ao longo de três a quatro semanas". Eventualmente começa a usar "todas as noites ou em noites alternadas".

Quer experimentar? Catriona Maybury, outra médica, recomenda que aplique o retinol à noite e depois de ter limpado a pele. Primeiro, "aplique o seu hidratante numa camada fina no rosto e no pescoço", depois aplique o retinol. Espere cerca de dois minutos e adicione outra camada de hidratante por cima. Trata-se de um método que "não afeta a potência do seu retinol e tem demonstrado ajudar a aliviar os efeitos secundários como a pele seca ou escamosa".

Mariam Abbas relembra a importância de começar devagar com uma concentração baixa e suave. Explica ainda que indivíduos com uma doença de pele ou uma pele muito sensível não devem usar retinol. Por último, sublinha que "o retinol não deve ser utilizado por mulheres grávidas". 

Leia Também: Pele sensível? Estes protetores solares serão os seus melhores amigos

Ler artigo completo