Governador do Banco de Itália considera que existe “consenso” para descida das taxas em junho

3 meses atrás 57

Fabio Panetta entende que estão reunidas as condições para que o Banco Central Europeu possa descer as taxas de juro no próximo mês, dado que a inflação está a cair em todas as suas componentes.

O governador do Banco de Itália, Fabio Panetta, defende que existe um “consenso” para que o Banco Central Europeu (BCE) possa baixar as taxas de juro a partir de junho, segundo conta o jornal “Cinco Días”.

O otimismo de Fabio Panetta foi partilhado após a reunião dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais dos países do G7, que estão reunidos em Itália.

“Na próxima reunião do Banco Central Europeu, em junho, estão reunidas as condições para um ajustamento da política monetária, a inflação está a cair em todas as suas componentes, e parece-me que surgiu um consenso bastante geral sobre a possibilidade de uma redução das taxas”, referiu na conferência de imprensa, após a reunião que se realizou em Stresa, no norte de Itália.

De acordo com Fabio Panetta, os governadores dos bancos centrais do G7 manifestaram durante a reunião um sentimento de “satisfação com a resistência da economia mundial ao aperto monetário” nos últimos anos, sendo que “as perspectivas são otimistas, não excepcionalmente, mas otimistas em todo o mundo”.

Presentes nesta reunião, além dos ministros da Economia de França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá, Japão e Estados Unidos, estiveram também presentes a presidente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, do BCE, Christine Lagarde, o comissário da União Europeia para os assuntos económicos, Paolo Gentiloni, o presidente do Eurogrupo, Pascal Donohoe, e o ministro das Finanças ucraniano, Sergii Marchenko.

Ler artigo completo