Governo alemão vai criar fundo de 200 mil milhões para garantir pensões

6 meses atrás 51

O projeto foi apresentado pelo ministro do Trabalho, Hubertus Heil, e prevê o financiamento através de empréstimos do orçamento federal e a transferência de recursos do Governo para constituir um capital social, cujos rendimentos contribuirão no futuro para estabilizar as contribuições para o seguro de pensões.

O governo alemão vai criar um fundo de 200 mil milhões de euros para garantir a sustentabilidade do sistema de pensões no país. O projeto designado por ‘capital geracional’, foi apresentado pelo ministro do Trabalho, Hubertus Heil, e pelo ministro das Finanças, Christian Lindner, informa o jornal espanhol “El Economista”.

Este fundo prevê o financiamento através de empréstimos do orçamento federal e a transferência de recursos do governo germânico para constituir um capital social, cujos rendimentos contribuirão no futuro para estabilizar as contribuições para o seguro de pensões.

Para este ano está previsto um empréstimo no valor de 12 mil milhões de euros, com um aumento anual de 3%, e a alienação até 2028 de ativos federais no valor de 15 mil milhões de euros, de modo a alcançar até meados da próxima década a verba total de 200 mil milhões de euros.

“Para dar um futuro ao sistema de pensões, criámos o ‘Generationenkapital’. Acreditamos que isto provocará uma verdadeira mudança de paradigma. Já é hora de aproveitarmos as oportunidades que os mercados de capitais nos oferecem para o seguro de pensões obrigatório”, referiu Christian Lindner.

O ministro salientou ainda que “só a partir de 2036 serão feitas distribuições aos seguros de pensões”, num valor médio anual de 10 mil milhões de euros, sendo que será feita uma revisão em 2029 destas contribuições.

De acordo com os cálculos de Berlim, a contribuição para o seguro de pensões aumentará dos atuais 18,6% para 22,3% até 2035, devido ao envelhecimento da população. Neste sentido, o governo alemão alerta que sem o contributo esperado deste veículo de investimento, o preço rondará os 23% em 2045.

Ler artigo completo