Governo apresenta medidas para conter escalada de preços

2 meses atrás 45

por Inês Moreira Santos, Inês Geraldo, Carlos Santos Neves - RTP

António Cotrim - Lusa

O Governo apresenta esta sexta-feira as medidas sinalizadas por António Costa, no último debate parlamentar, para contrariar o aumento dos preços. Uma destas medidas é a descida do IVA sobre os alimentos. Acompanhamos aqui a conferência de imprensa do Executivo.

Mais atualizações

12h00 - Redução do IVA, de medida afastada a medida anunciada

Na passada quarta-feira, durante o debate sobre política geral na Assembleia da República, o primeiro-ministro disse haver contactos com os sectores da distribuição e da produção para um acordo.

António Costa sustentou que só fará sentido haver a redução do IVA se tal conduzir a uma redução efetiva dos preços.

Recorde-se que os ministros da Economia e das Finanças haviam afastado, recentemente, a redução do IVA sobre os alimentos como necessária para baixar os preços.

Ainda no último confronto parlamentar com a oposição, Costa admitiu que "há hoje uma realidade muito grave que tem a ver com a subida dos preços na cadeia alimentar", argumentando que o Governo socialista tem levado a cabo "um trabalho mais discreto ou menos discreto com os diferentes agentes da cadeia alimentar".

"Têm talvez tido mais visibilidade as ações da ASAE, relativamente a práticas neste ou naquele estabelecimento, mas o exercício tem de ser feito no seu conjunto, porque nós temos um aumento no custo da produção aos produtores, temos um aumento do preço na produção e também, finalmente, temos um aumento do preço que todos nós, consumidores, pagamos", afirmou o chefe do Governo.

O grupo que detém os supermercados Pingo Doce veio entretanto aventar que vao refletir "integralmente" uma descida de IVA no preço dos alimentos. Uma medida que já chega tarde, no entender do presidente da Jerónimo Martins.

Soares dos Santos considerou "infelizes" as acusações, por parte do ministro da Economia, António Costa Silva, de que há "práticas abusivas" dos retalhistas na formação dos preços.

O facto é que a escalada dos preços dos alimentos está a obrigar algumas pessoas a cortarem nas compras.

A RTP ouviu uma nutricionista, que elencou alguns conselhos para contornar o problema.

Ler artigo completo