Governo aprova concursos para progressão de 1.750 médicos no SNS

9 meses atrás 72

O Governo autorizou a abertura de dois procedimentos que vão permitir que 1.500 médicos acedam ao grau de consultor e que 250 médicos progridam para a última categoria da carreira, a de assistente graduado sénior, no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

As medidas constam de dois Despachos aprovados pelo Governo e que serão em breve publicados em Diário da República.

O procedimento concursal agora aprovado, "além de reconhecer o desenvolvimento de competências e o percurso profissional dos médicos, é fundamental para garantir a continuidade dos lugares de direção e de chefia no Serviço Nacional de Saúde, bem como a formação de novas gerações de médicos, criando condições para o aumento das capacidades formativas proporcionadas pelo Serviço Nacional de Saúde na formação médica especializada", refere o Ministério da Saúde em comunicado.

As 250 vagas para médicos com a categoria de assistente graduado sénior, dizem respeito a profissionais que poderão assumir funções de direção, chefia ou coordenação de departamentos, serviços ou unidades funcionais do SNS.

Para o Governo, o acesso à categoria de assistente graduado sénior e ao grau de consultor contribui para a fixação de médicos mais experientes no SNS e assegura também a continuidade da formação de novas gerações de médicos.

O concurso nacional de habilitação ao grau de consultor realiza-se a cada dois anos, tendo o último decorrido em 2021. Entre 2017 e 2021 o Governo tinha já aprovado a progressão para assistente graduado sénior de 650 médicos.

Leia Também: Médicos pediram a idosa para anotar o seu dia. As 'respostas' são virais

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo