Governo aprova investimento de 16,7 milhões para proteção do litoral algarvio

2 meses atrás 70

Mitigar a erosão costeira e aumentar a resiliência da costa algarvia são os grandes objetivos dos projetos, cujo investimento foi aprovado pelo Governo. Financiamento chega do Programa Sustentável 2030.

O Estado português vai investir 16,7 milhões de euros para “mitigar a erosão costeira e aumentar a resiliência” do litoral algarvio, avançou a ministra Maria da Graça Carvalho, de acordo com um comunicado do Ministério do Ambiente e Energia.

A aposta visa fazer frente às alterações climáticas e faz parte de um investimento total de 140 milhões de euros, previsto no Programa Sustentável 2030, para a proteção do litoral do país. As intervenções vão ter lugar nos troços de Quarteira-Garrão e na Praia do Vau, sendo que a primeira destas vertentes recolhe a maioria do financiamento.

Para a operação no troço de Quarteira-Garrão, o Governo aprovou um investimento de 14,3 milhões de euros. O objetivo passa por alimentar artificialmente o troço, que se estende por 6,6 quilómetros, “combinando a reposição de areias com a proteção das arribas, por forma a garantir a estabilidade do litoral”, pode ler-se no documento.

Já no troço que liga a Praia do Vau e os Três Castelos, numa extensão de 1,5 quilómetros, vai atrair 2,4 milhões de euros, com o propósito de “aproveitar o excesso de areia acumulada, ao longo das últimas décadas, na Praia da Rocha, para compensar a erosão verificada nas praias vizinhas”, indica o Ministério do Ambiente e Energia.

“O objetivo é também repor as condições desta zona costeira e valorizar o património natural”, acrescenta-se.

Ler artigo completo