Governo norte-americano poderá sancionar militares israelitas

5 meses atrás 52

Com base em informações fornecidas por três fontes norte-americanas, o portal noticioso norte-americano Axios começou a noticiar hoje à tarde que o secretário de estado norte-americano Antony Blinken poderia anunciar "dentro de dias" sanções contra o Netzah Yehuda.

A notícia chegou a Israel, onde o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e dois dos principais representantes do ultranacionalismo no seu governo - os ministros Itamar Ben Gvir e Bezalel Smotritch - já condenaram em uníssono uma possível sanção ao batalhão.

A agência de notícias Europress explica que caso haja sanções, os membros do batalhão ficariam impedidos de receber ajuda ou formação militar do exército americano, no que seria a primeira aplicação da lei promovida em 1997 pelo então senador Patrick Leahy.

Na passada quinta-feira, o site norte-americano ProPublica noticiou que um painel do Departamento de Estado recomendou que Blinken desvinculasse várias unidades das forças de segurança israelitas por crimes contra os direitos humanos na Cisjordânia.

Enquanto outras unidades não serão sancionadas por terem demonstrado mudanças no seu comportamento na Cisjordânia, Blinken não será sancionado.

Leia Também: Ajuda militar de EUA a Israel é "agressão ao povo palestiniano"

Ler artigo completo