Governo vai adquirir plataforma para gerir dados da bodycams

10 meses atrás 178

A utilização de bodycams pelas forças policiais em Portugal já tinha sido aprovada, assim como as regras para tal uso. O Governo vai adquirir agora a plataforma para gerir e guardar informações.

Governo vai adquirir plataforma para gerir dados da bodycams

bodycams: Plataforma tem de ter elevados mecanismos de segurança

O Governo lançou um concurso público, no valor de 1,48 milhões de euros, para compra de uma plataforma que vai gerir e guardar a informação recolhida pelas bodycams e sistemas municipais de videovigilância, segundo revela o DN.

Esta plataforma terá de ter mecanismos de encriptação e autenticação e características que evitem o acesso não autorizado aos diferentes tipos de dados recolhidos, transmitidos e armazenados.

As bodycams são câmaras portáteis para trazer nos uniformes de elementos da PSP e GNR. A sua utilização visa aumentar a proteção de polícias e cidadãos, principalmente em casos em que as autoridades têm que recorrer à força física.

Governo vai adquirir plataforma para gerir dados da bodycams

Segundo o MAI, o processo de aquisição das bodycams, cujo decreto-lei que já foi publicado no início de janeiro, entrou esta semana na sua fase final com o lançamento do concurso para compra da plataforma.

Refere o DN que, a aquisição das bodycams está contemplada na Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças de Segurança, especificamente na medida Equipamentos de Proteção Individual e que tem uma dotação financeira de 15,3 milhões de euros.

Leia também...

Ler artigo completo