Grande Livro do Futebol Português lançado em Évora

8 meses atrás 54

Depois de Lisboa, Porto, Braga e Viseu, a Associação de Futebol de Évora foi o palco escolhido para fazer o lançamento de mais um Grande Livro do Futebol Português. O anuário feito em parceria entre o zerozero e a Federação Portuguesa de Futebol junta num único livro toda a temporada 2022/2023.

«Hoje estamos a celebrar o lançamento da 5ª edição do anuário e só podemos manifestar o nosso agrado e a nossa satisfação por ter termos iniciado este processo há mais de cinco anos, dando uma visão maior a uma entidade que começou a trabalhar o futebol há 20 anos, mas que tem a sua expressão através do lançamento desta anuário e que FPF se associa com muito gosto e muito prazer», afirmou Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Pedro Dias, administrador do zerozero, salientou o prazer redobrado de ver o Grande Livro do Futebol Português publicado: «Para nós é sempre um momento fascinante da época, é o momento em que compilamos as informações todas, deixamos o nosso legado e é sempre um momento de muito orgulho.»

O fundador do zerozero explicou para quem está mais direcionado o livro: «O público-alvo é a família do futebol, depois, também, naturalmente, os fãs gostam muito de adquirir este tipo de livros, é um almanaque ao melhor estilo americano, onde têm toda a informação, não é um livro de leitura, é um livro de consulta. A família do futebol é o público-alvo, desde jogadores, treinadores, dirigentes, pais, toda essa moldura humana que anda à volta do futebol e vive com o futebol.»

Com mais de mil páginas, este quinto livro é maior de sempre produzido pelo zerozero. Há mais de vinte mil jogadores com estatísticas individuais, 180 equipas com plantel completo, assim como toda a informação referente à última temporada. O desafio aumenta, algo que acaba por ser bom sinal.

«É muito bom sentir esta evolução a cada ano», referiu Pedro Dias, do zerozero, que acrescentou, ainda o trabalho da FPF: «Poder evoluir com mais competições, o futebol feminino cada vez mais a crescer é um sinal muito bom para nós. São mais páginas no livro, dificultamos a vida à editora, mas é algo que nos deixa orgulhosos.»

Por seu lado, Fernando Gomes justificou o maior número de páginas do livro com aa política de desenvolvimento do organismo: «Temos aumentado, significativamente, o número de competições em Portugal, mas também temos incentivado as associações distritais a canalizar os seus recursos para o desenvolvimento. Mais praticantes, mais clubes, mais equipas, mais competições tornou o anuário maior, pois ele quer refletir a vida da época.»

A obra lançada esta quarta-feira em Évora coloca em lugar de destaque vencedores e vencidos e todas as modalidades que fazem parte da FPF: futebol, futsal e futebol de praia, homens, mulheres, mais novos e mais velhos. A cumprir o seu última mandato na FPF, Fernando Gomes deixou a garantia que o livro é para continuar: «Quando iniciamos esta parceria estávamos convencidos que seria uma parceria não de médio, mas de longo prazo. Esta quinta edição prova isso e sabemos que se vai prolongar no tempo, até pela excelência de trabalho que a equipa do zerozero produz»

Ler artigo completo