"Grande vitória para a Ucrânia". Moscovo confirma ataque ucraniano contra navio russo na Crimeia

8 meses atrás 137

O navio Novocherkassk, da Rússia Yoruk Isik - Reuters

A Rússia confirmou que um dos seus navios de guerra ficou danificado durante um ataque ucraniano na Crimeia, esta terça-feira. O porta-voz do Kremlin anunciou que o presidente russo já foi informado sobre o ataque que causou pelo menos um morto. O presidente ucraniano, por sua vez, saudou a “grande vitória para a Ucrânia no Mar Negro”.

O Ministério russo da Defesa confirmou, esta terça-feira, que o navio de guerra Novocherkassk foi “danificado durante a noite durante um ataque das forças armadas ucranianas com recurso a mísseis de cruzeiro”.

O ataque ocorreu no porto de Teodósia, na Crimeia, durante a noite de segunda-feira, e provocou um incêndio de grandes dimensões. Há registo de pelo menos um morto e dois feridos.

O presidente russo, Vladimir Putin, já foi informado pelo seu ministro da Defesa, Sergei Shoigu, sobre os “danos” causados ao Novocherkassk durante este ataque, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Anteriormente, a Força Aérea ucraniana afirmou ter “destruído” este navio, suspeito de transportar “Shaheds”, drones iranianos utilizados por Moscovo no conflito.

O porta-voz da Força Aérea, Yuriy Ihnat, disse acreditar que seria difícil para o Novocherkassk – que pode transportar tanques e veículos blindados e ser usado para desembarcar tropas em terra – voltar a entrar em serviço.

O exército ucraniano não especificou o local do ataque, mas o comandante da força aérea, Mykola Olechtchuk, transmitiu um vídeo que mostrava uma explosão e chamas na base naval russa de Feodossia, situada no mar Negro, na Crimeia ocupada.

Segundo o Kremlin, seis edifícios foram danificados e um pequeno número de pessoas teve de ser levado para centros de alojamento temporário.
“Grande vitória para a Ucrânia”

O presidente ucraniano já reagiu ao incidente. Volodymyr Zelensky saudou o ataque como uma “grande vitória para a Ucrânia no Mar Negro” e disse estar “grato” à Força Aérea.

“Estou grato à nossa Força Aérea pela impressionante adição de um novo navio à frota submarina russa no Mar Negro”, disse Volodymyr Zelensky no Telegram, dando a entender que o barco foi afundado.

"Hoje, o navio foi afundado", comemoraram também as Forças de Defesa Ucranianas no Telegram.

Este ataque a um navio russo é visto como um sucesso e uma conquista para a Ucrânia, dado que, desta forma, conseguiram manter os navios russos afastados do sudoeste do Mar Negro e reabrir um corredor marítimo para exportar cereais ucranianos.

Entretanto, esta manhã foi declarado por duas vezes o alerta geral de ataque iminente em toda a Ucrânia, dando a entender que a Rússia está a preparar uma retaliação.

c/agências

Ler artigo completo