Greenvolt assegura receitas de 1,8 mil milhões na Polónia

9 meses atrás 68

A companhia venceu assegurou projetos de 1,4 gigawatts em leilão de baterias no país.

A Greenvolt assegurou projetos de 1,4 gigawatts em capacidade de armazenamento em leilão realizado pela Polónia, ganhando 70% do total de capacidade em leilão, anunciou hoje a empresa.

A companhia liderada por João Manso Neto “assegurou receitas futuras de aproximadamente 1,8 mil milhões de euros para os 1,4 GW de portfolio, incluídos nos seus seis projetos de baterias”. Estas receitas estão garantidas através de um contrato de capacidade de 17 anos.

“A Polónia é um mercado de extrema importância para a Greenvolt. Este resultado vem reforçar essa posição na estratégia de crescimento do Grupo, dando-nos a oportunidade de desenvolver seis sistemas BESS. O resultado do leilão somado aos projetos de armazenamento detidos em outros países, coloca a Greenvolt Power como um player de referência no BESS na Europa e um dos maiores promotores à escala global, detendo o maior portfolio de BESS com um contrato garantido”, disse em comunicado João Manso Neto.

No leilão realizado pelo “Polskie Sieci Elektroenergetyczne S.A., o responsável pela gestão da rede elétrica da Polónia, a Greenvolt Power arrebatou um total de seis projetos de sistemas de armazenamento através de baterias (Battery Energy Storage System – BESS). Estes projetos representam uma capacidade total de armazenamento de sensivelmente 1,4 GW, tendo 1,2 GW garantido um contrato de compra de longo prazo, constituindo-se como o maior portfólio de Sistemas de Armazenamento de Energia (BESS) alguma vez aprovado num leilão na Polónia”, segundo o comunicado.

Ao abrigo desses contratos, a Greenvolt irá “injetar energia que tem armazenada nas suas baterias na rede elétrica polaca em períodos em que a potência mínima não esteja garantida. Essa energia será vendida a um valor de 244,90 zlotys por kilowatt, o equivalente a 57 euros por kilowatt, por um período contratualizado de 17 anos”, pode-se ler.

Para terminar, a empresa destaca que “além das receitas totalmente protegidas do mercado de capacidade, os projetos terão flexibilidade para fornecer serviços adicionais relacionados à rede e participar de oportunidades de arbitragem de mercado, aumentando a rentabilidade e o valor do investimento em Sistemas de Armazenamento de Energia (BESS)”.

Ler artigo completo