Gripe A: Ordem dos Médicos “recomenda fortemente” uso de máscara

9 meses atrás 96

Caso se verifiquem sintomas sugestivos de infeção respiratória, a entidade pede que as pessoas fiquem em casa, evitem o local de trabalho e privilegiem o trabalho remoto. 

A Ordem dos Médicos (OM) está a aconselhar o uso de máscara em locais públicos perante as infeções respiratórias que se têm feito sentir.

Perante os elevados números de casos de Gripe A que têm surgido, a OM “recomenda fortemente o uso de máscara nas unidades de saúde e nas estruturas residenciais ou de acolhimento para populações vulneráveis, idosas ou com deficiência”, lê-se em comunicado.

O bastonário dos médicos e a Comissão de Acompanhamento da Gripe/Vacinação aconselha também o uso de máscaras em farmácias, ambientes fechados e em aglomerados, como por exemplo transportes públicos ou mesmo centros comerciais. A Ordem dos Médicos aconselha os cidadãos ao uso de máscara para “as pessoas mais vulneráveis, com doenças crónicas e imunossuprimidas, e sempre que estejam em situações de risco aumentado de exposição”.

Caso se verifiquem sintomas sugestivos de infeção respiratória, a entidade pede que as pessoas fiquem em casa, evitem o local de trabalho e privilegiem o trabalho remoto.

Os cidadãos deve ainda respeitar e cumprir as medidas básicas de higiene: distanciamento mínimo de 1,5 metros, higienização das mãos, etiqueta respiratória e uso de máscara.

“Em caso de necessidade, o SNS24 deve ser contactado e deve ser dada especial atenção ao aparecimento de sinais de alarme: febre persistente que não cede a antipirético, dificuldade respiratória, expetoração com sangue, alteração do grau de vigília e vómitos persistentes, diarreia grave ou incapacidade de se alimentar e hidratar corretamente”, alerta.

Ler artigo completo