Grupo português Nors compra por 100 milhões de euros a canadiana Great West Equipment

6 meses atrás 62

Com esta aquisição, a operação da Nors passa a contar com um total de 37 filiais e mais de 750 colaboradores no Canadá, garantindo a cobertura de mais de 80% do mercado canadiano, de Oeste a Este, e “iniciando um novo ano reforçando a sua estratégia de crescimento”.

O Grupo português Nors, dono da Autosueco, acaba de finalizar a aquisição, por cerca de 150 milhões de dólares canadianos (cerca de 100 milhões de euros), da empresa Great West Equipment, um grande concessionário de equipamentos de construção e floresta no Canadá e um dos principais representantes da Volvo Construction Equipment neste mercado.

Com esta aquisição, o Grupo Nors reforça a sua estratégia de internacionalização e de crescimento, passando a contar com um total de 37 filiais e mais de 750 colaboradores no Canadá, garantindo a cobertura de mais de 80% do mercado canadiano, de Oeste a Este.

Este novo e grande investimento do grupo português acontece depois de ter entrado, em 2020, no mercado canadiano com a aquisição da empresa Strongco.

Mais de três anos após a aquisição da Strongco, o primeiro investimento da Nors no Canadá, este mercado norte-americano representa já cerca de 12% das vendas agregadas do Grupo, apresentando uma faturação estimada de 348 milhões no ano de 2023.

“O setor dos equipamentos de construção é uma das grandes apostas da Nors na sua estratégia até 2030, tendo sido concluída recentemente uma operação no mesmo setor no mercado brasileiro”, defende o grupo em comunicado.

A Great West Equipment é um “importante concessionário de equipamentos de construção, com operações nas províncias de British Columbia e Yukon”, avança o grupo em comunicado.

A empresa do Canadá conta atualmente com cerca de 250 colaboradores, distribuídos por 11 filiais no país, e um volume de negócios, no ano fiscal de 2023, de 163 milhões de euros.

A empresa representa os principais fabricantes de equipamentos com marcas reconhecidas globalmente, incluindo a Volvo Construction Equipment, Madill, Metso, Sennebogen, Falcon, entre outras.

Com esta aquisição, a operação da Nors passa a contar com um total de 37 filiais e mais de 750 colaboradores no Canadá, garantindo a cobertura de mais de 80% do mercado canadiano, de Oeste a Este, e “iniciando um novo ano reforçando a sua estratégia de crescimento”.

“Estamos muito entusiasmados por receber a Great West Equipment no grupo Nors, amplificando a nossa presença no Canadá, um mercado que se tem mostrado muito relevante e estratégico para o Grupo. Acreditamos que a Great West Equipment irá beneficiar da experiência global de 90 anos da Nors, bem como do seu momento de crescimento, para impulsionar o seu desempenho e promovendo o seu desenvolvimento futuro”, refere, em comunicado, Tomás Jervell, Group CEO da Nors.

“A Nors tem sido um grande parceiro na América do Norte através da sua subsidiária, Strongco, e sei que esta mudança irá beneficiar os nossos clientes no oeste do Canadá”, diz, na nota, Scott Young, Diretor da Região da América do Norte da Volvo CE. “A Great West tem sido um elo vital na nossa rede de concessionários, servindo algumas das áreas mais remotas do oeste do Canadá. Estamos gratos pelas suas duas décadas com a Volvo CE e entusiasmados por continuarmos a trabalhar juntos para servir os clientes num setor em rápida evolução”.

“Estamos muito orgulhosos do legado da atitude ‘Service First’ que a nossa incrível equipa da Great West Equipment tem garantido aos nossos muitos clientes”, disse Colin Matejka, CEO da Great West. “Como parte do Grupo Nors, temos agora acesso a recursos que nos permitirão elevar a capacidade da GWE para servir os territórios em que trabalhamos. Continuamos empenhados em ouvir os nossos clientes e crescer ao lado deles”.

Ler artigo completo