Guarda costeira chinesa embarcou em navio turístico de Taiwan

7 meses atrás 69

Elementos da guarda costeira chinesa embarcaram num navio turístico de Taiwan na segunda-feira, disse o governo de Taipé, citado pela agência Reuters.

Trata-se de mais um episódio ilustrativo da tensão entre os dois países, já que o incidente aconteceu junto às ilhas Kinmen, controladas por Taiwan, perto da costa chinesa, onde ambas as nações têm protagonizado momentos tensos.

Ao avistar dois navios da guarda costeira chinesa a aproximar-se de uma embarcação turística, a autoridade homónima de Taiwan enviou um barco seu para o local, que escoltou o navio turístico de volta para o principal porto da ilha de Kinmen.

A China anunciou no domingo que irá reforçar a atividade junto a estas ilhas, na sequência da morte de dois pescadores chineses que se afogaram quando fugiam da guarda costeira de Taiwan.

À Reuters, uma fonte militar taiwanesa revelou que ter elementos da guarda costeira chinesa a embarcar em navios de Taiwan é há muito tempo uma preocupação, na sequência da escalada de tensões entre Pequim e Taipé.

Leia Também: China critica Taiwan por morte de dois pescadores em perseguição

Ler artigo completo