Guitane pronto para o salto? «Se for para escolher, diria Benfica»

8 meses atrás 68

Na hora de virar a página, é tempo de balanços. Antes de arrancar o capítulo da segunda volta na Liga Portugal Betclic, um destaque merecido a um dos vários protagonistas que alegraram os relvados portugueses nestes primeiros meses de temporada: Rafik Guitane. Aos 24 anos, o extremo francês encontrou a felicidade na Amoreira, ao serviço do Estoril Praia, e tem tornado felizes as vidas de quem de perto assiste a cada carícia sua na bola. Com o pé esquerdo, sempre.

O Marítimo abriu-lhe as portas do futebol português, em 2020, e rapidamente se percebeu que talento não era problema. Mas foi na Amoreira e pela mão de Vasco Seabra, que já lhe tinha dado os melhores momentos na Madeira antes de o reencontrar na Linha de Cascais, que Guitane explodiu. O talento, que nele é inegável, nem sempre é suficiente para prosperar no alto rendimento. O contexto tem também de ser favorável e a sinfonia de Seabra é música para os ouvidos do maestro Rafik.

Momento-chave: 6 de dezembro de 2023. Embora fosse relativamente simples reconhecer-lhe qualidades anteriormente, foi neste dia que o internacional jovem por França deu provas do seu valor na piscina dos grandes. Destruiu a defesa do FC Porto com um golo Maradoniano que atirou os dragões para fora da Taça da Liga e colocou o Estoril Praia na final four. A partir daqui, não saber o nome do sorcier que encanta com o 10 canarinho nas costas tornou-se missão impossível.

Um «futuro brilhante» que se vê logo nos treinos

«Eu cheguei umas semanas depois dele, mas vi logo a qualidade. Nos treinos dava logo para ver que tinha um drible diferenciado, uma técnica muito boa», contou Cláudio Winck, hoje jogador dos turcos do Kasimpasa, ao zerozero. O lateral brasileiro foi, à semelhança de Guitane, um dos reforços do Marítimo em 2020/21 e foi na Madeira que coincidiram. Winck é, de resto, um dos jogadores com mais partidas disputadas ao lado do francês.

Estoril e Istambul estão separados por mais de 4.100km, mas na cidade turca mora um fã de Guitane: «Tive prazer em jogar com ele, gostei muito de o fazer. Demo-nos sempre muito bem e estou sempre a torcer por ele», afirmou Winck. O lateral brasileiro não se poupou nas palavras na hora de falar do ex-companheiro e apontou-o ao Olimpo: «É um jogador para grandes clubes da Europa. Tem qualidade para isso. É um jogador com um futuro brilhante.»

@Kapta+

Perante tamanhos elogios, escusado será dizer que a afirmação do gaulês na Amoreira não surpreende nem um pouco. «Não surpreende. Acho que no Marítimo, principalmente na segunda época dele, já teve um grande destaque com o Vasco Seabra, que também está agora no Estoril e é um excelente treinador. O Rafik encaixa bem no estilo que ele gosta e isso não me surpreende. Acho que vai mostrar cada vez mais, tem futebol para se destacar muito em Portugal», disse.

O pé esquerdo é poesia e perfume que deixa no relvado tem lugar nas montras mais caras, mas o jogador de perfil desconcertante e que leva o caos às defesas contrasta com uma pessoa bem menos caótica para lá das quatro linhas: «É muito tranquilo. Não fala muito, mas é engraçado. É tranquilo, até em demasia, e um pouco tímido. É gente boa. Dava-se bem com todos e todos gostavam muito dele. Aos poucos, foi aprendendo português e conversando mais. É uma pessoa boa.»

Salto para um dos grandes?

Ninguém fica indiferente à primeira metade de 2023/24 de Rafik Guitane. Por isso, não é de estranhar que o extremo tenha sido colocado numa equação cujo resultado final seria o salto para um dos grandes. O nome foi associado ao Benfica e este seria um casamento do qual Winck não teria problemas em ser padrinho.

«Acompanho as notícias, vi que o Benfica tinha interesse nele e acho que é um bom passo. Espero que o consiga dar e crescer, porque merece», contou-nos o lateral direito brasileiro. Mas, num cenário de ingresso num dos três grandes, qual deles seria capaz de oferecer o melhor contexto para Guitane vingar?

qSe fosse para escolher [um dos grandes], diria o Benfica

Cláudio Winck

Também aqui as águias ganham vantagem: «Principalmente no Benfica ou no Sporting, que têm o estilo mais parecido com o dele. Julgo que até mais o Benfica. Se for para escolher, diria Benfica. Vejo o FC Porto um pouco diferente. O estilo de jogo do [Sérgio] Conceição é diferente, é mais de transição talvez, de pressão. O Rafik é um jogador que tem que jogar com a bola, tem que ter a posse. Se fosse para escolher, diria o Benfica. Talvez o Sporting também, mas principalmente o Benfica.»

Uma vez mais, em Istambul há alguém na torcida. «Estou a torcer. Se por acaso for para um deles, vai evoluir mais ainda, porque é jovem. É um jogador que gosta de ter a bola e como esses clubes estão sempre com a bola, acho que encaixaria muito bem num clube grande, não só em Portugal», explicou.

@Kapta+

A relação próxima com a bola, quase eterna namorada, é o cartão de visita - dos bons - do fantasista da Linha. Mas neste jogo, como em outros tantos na vida, são precisos dois para dançar o tango. Se há um momento ofensivo no qual todos sabem da capacidade de Guitane, há um segundo momento do jogo, o defensivo, onde também é importante dar garantias. E esse momento não parece ser barreira no caminho de quem está destinado a brilhar: «É um jogador muito disciplinado. O que o treinador pedir, tenho a certeza que ele vai cumprir como já faz. Não terá problemas com a parte defensiva, até porque hoje em dia toda a gente tem que ajudar e ele sempre o fez. Acho que essa parte não é de preocupar.»

Restam poucas dúvidas: Rafik Guitane é caso sério e já é um dos protagonistas da edição 2023/24 da Liga Portugal Betclic. E quem o conhece bem de perto não deixa que a voz trema sequer um pouco na hora de rematar: «Tem qualidade de sobra para jogar nos grandes clubes de Portugal.»

França

Rafik Guitane

NomeRafik Guitane

Nascimento/Idade1999-05-26(24 anos)

Nacionalidade

França

França

Dupla Nacionalidade

Argélia

Argélia

PosiçãoAvançado (Extremo Direito) / Médio (Médio Ofensivo)

 GD Estoril Praia x Moreirense FC

 Sporting CP x GD Estoril Praia

Ler artigo completo