Há semente que garante o bom funcionamento do coração, diz farmacêutico

2 semanas atrás 36

Adicionar sementes de chia diariamente às suas refeições pode fazer maravilhas pela sua saúde cardiovascular, afirma o farmacêutico Abbas Kanani, da farmácia online Chemist Click, ao Daily Express.

Segundo Abbas, estas sementes são um potente antioxidante "potente". "Contêm quercetina, que é um antioxidante e anti-inflamatório", continuou, sublinhando que "ajuda a reduzir o risco de desenvolver vários problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas". "Estudos já descobriram que é um potente antioxidante que possui propriedades antidiabéticas, anticancerígenas e antimicrobianas."

Leia Também: Costuma beber isto? É 'veneno' para o cérebro, alerta neurocientista

Além disso, "as sementes de chia também são uma excelente fonte de fibra, que ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol e auxilia na prevenção de doenças cardíacas".

Referindo-se a um estudo publicado, em 2023, na revista Food Science and Nutrition, recorda que esta investigação concluiu que "os componentes da semente de chia são úteis nas doenças cardiovasculares, reduzem a pressão arterial, a  agregação das plaquetas, o colesterol e a oxidação".

Leia Também: As três bebidas populares que um gastroenterologista não dispensa

No entender do especialista, estas descobertas mostram "o papel que as sementes de chia desempenham contra substâncias com alto teor de gordura, que podem causar arteriosclerose, aumentar o risco de acidente vascular cerebral, insuficiência cardiovascular e doenças coronárias".

O mesmo estudo também revelou que as sementes podem ter propriedades anticancerígenas. "Esses componentes [antioxidantes e polifenóis] estão protegidos contra danos celulares de diferentes partes do corpo, o que pode ajudar em diferentes tipos de cancro, incluindo o da mama, colorretal, do fígado e do pâncreas."

Leia Também: Apostamos que sempre teve em casa este alimento aliado da perda de peso

Ler artigo completo