Há um novo rei dos penáltis defendidos em Portugal: saiba quem é

6 meses atrás 92

Um penálti é, indubitavelmente, um dos momentos de maior tensão no mundo do futebol. Separados por 11 metros, atacante e guarda-redes tentam fazer golo e travar o remate, respetivamente, sendo que, em Portugal, há verdadeiros especialistas tanto numa ação como noutra.

No que à arte de defender diz respeito, há um nome que se tem destacado de forma evidente nos últimos anos: Luiz Júnior. O guarda-redes do Famalicão parou a tentativa de Adrián Butzke, do Vitória SC, no jogo entre famalicenses e vimaranenses do passado sábado, e elevou para oito o número de penáltis defendidos na 1ª Liga (dois em 2020/21, dois em 2021/22, dois em 2022/23 e dois na presente temporada).

Desta forma, o brasileiro assumiu a liderança do ranking de guarda-redes com mais grandes penalidades defendidas no principal escalão do futebol português nas últimas dez temporadas.

O camisola 31 ultrapassou Cláudio Ramos- brilhou neste capítulo em Tondela (sete penáltis defendidos)-, sendo que o top-3 fica completo com Makaridze (seis defesas).

Chegado a Portugal para representar os minhotos em 2019/20, Luiz Júnior estreou-se pela equipa principal do Famalicão em 2020/21. Daí para cá assumiu-se como titular absoluto do clube e, aos 23 anos, está em posição de ser a próxima grande venda do conjunto presidido por Miguel Ribeiro.

+ penaltis defendidos na Liga 🇵🇹 (últimas 10 épocas):
8 Luiz Júnior⬆ 🔝
7 Cláudio Ramos
6 Makaridze
5 Marafona
5 Cássio
5 Denis
5 Bracali
5 Arruabarrena pic.twitter.com/agmEqotR6T

— Playmaker (@playmaker_PT) March 13, 2024

Brasil

Luiz Júnior

NomeLuiz Lúcio Reis Júnior

Nascimento/Idade2001-01-14(23 anos)

Nacionalidade

Brasil

Brasil

PosiçãoGuarda Redes

 Famalicão x Boavista

Ler artigo completo