Herzog enaltece exército. "Enfrentará qualquer inimigo, longe e perto"

5 meses atrás 55

O presidente de Israel, Isaac Herzog, fez um balanço da guerra na Faixa de Gaza e da situação dos reféns israelitas que continuam sob o controlo do Hamas, quando faltam apenas algumas horas para se assinalarem os seis meses desde o ataque de 7 de outubro.

"Meio ano desde que as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) e as nossas forças de segurança, regulares e de reserva, têm trabalhado em todas as arenas, em todas as frentes, com todas as suas forças - para devolver os reféns e erradicar o terrorismo", escreveu Herzog numa longa mensagem em hebraico no X (antigo Twitter).

"Após meio ano de guerra, e mesmo nestes dias tensos, sabemos que temos um exército que enfrentará qualquer inimigo, longe e perto, como um só. Desejamos o sucesso e o regresso seguro dos combatentes, abraçamos as famílias enlutadas e rezamos pela cura dos feridos no corpo e na alma", continuou.

O presidente israelita deixou ainda uma mensagem aos "cidadãos de Israel no Norte e no Sul ainda não regressaram à paisagem da sua terra natal". "Não devemos esquecer que esta é uma prioridade nacional - devolvê-los a casa e ajudá-los na sua reabilitação e na construção de uma vida de segurança, prosperidade e paz", alertou, defendendo que "meio ano passou e é difícil saber quais desafios ainda virão".

"Apesar do longo e difícil caminho, olho para vocês, cidadãos de Israel, e sei - ainda seremos restaurados, curados e construídos, e estabeleceremos mezuzá, e plantaremos, e colheremos com alegria o que nós semeamos com lágrimas e provaremos ao mundo inteiro: Israel está vivo", concluiu Herzog.

A mais mortífera guerra entre Israel e o Hamas, iniciada a 7 de outubro de 2023, cumpre domingo seis meses, sem um fim à vista, após tornar Faixa de Gaza sinónimo de devastação e catástrofe.

O conflito foi desencadeado a 7 de outubro de 2023 com o inédito ataque do movimento islamita palestiniano a território israelita, o que levou Israel a retaliar, prometendo que só terminaria com a ofensiva militar depois de "aniquilar" o Hamas.

מחר ב6:29 נציין חצי שנה למתקפת הטרור האכזרית ולטבח הנורא. חצי שנה לפשע נגד אחיותינו ואחינו, נגד מדינתנו, נגד האנושות. למלחמה "כבדת ימים וכבדת דמים".

היום, קיבלנו את הבשורה המרה על איתור והבאת גופתו של אלעד קציר, בן קיבוץ ניר-עוז מרצועת עזה. את חנה קציר, אימו האהובה, שאיבדה את…

— יצחק הרצוג Isaac Herzog (@Isaac_Herzog) April 6, 2024

Leia Também: Gaza? "As crianças precisam de um cessar-fogo agora"

Ler artigo completo