História coloca FC Porto com pé e meio (quase dois) nos «quartos»

6 meses atrás 79

A 1ª final foi ultrapassada com sucesso, depois do FC Porto ter vencido o Arsenal, na 1ª mão dos oitavos de final, por 1-0, no Dragão, mas restam, pelo menos, mais 90 minutos para os dragões carimbarem a tão desejada qualificação para a próxima fase. A história está do lado dos azuis e brancos.

Assim que o apito final dessa intensa 1ª mão soou na Cidade Invicta, os sonhos dos adeptos portistas foram alimentados e começou-se a imaginar um FC Porto nos quartos de final da Liga dos Campeões. Ora, assim que esse apito final soou, o nosso Playmaker Stats também pôs mãos às obras e vasculhou por entre os livros de história portistas na Liga dos Campeões para ver o que estes nos dizem sobre as possibilidades do FC Porto.

Comecemos pelo lado português. Esta é a 45ª eliminatória europeia em que o FC Porto entra a vencer na 1ª mão e o histórico joga a seu favor. É que das últimas 44, os dragões lograram em confirmar a qualificação para a próxima fase em 36 delas, o que dá uma percentagem bem elevada, de 82 por cento.

Além disso, o FC Porto qualificou-se nas 2 últimas vezes que venceu em casa na 1.ª mão de uma eliminatória europeia, ambas por um golo de diferença e com Sérgio Conceição como treinador, frente à Juventus, em 2020/21, e Lazio, em 2021/22, sendo este território bem conhecido do técnico português.

Se é daqueles adeptos cujos índices de confiança sobem ou descem assim que se auxilia de dados históricos estatísticos, não ficamos por aqui. É que, virando a página para o Arsenal, os gunners qualificaram-se em apenas 25 por cento das vezes que perdeu fora na 1.ª mão de uma eliminatória europeia. No total, foram apenas quatro ocasiões, em 16 totais. Será o FC Porto uma exceção ou a confirmação da importância estatística?

O 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 Arsenal qualificou-se em 25% das vezes que perdeu fora na 1.ª mão de uma eliminatória europeia - 4 qualificações, em 16 eliminatórias:
1979 Hajduk Split
2010 Arsenal
2019 BATE Borisov
2019 Rennes pic.twitter.com/E9PSV1M5Fh

— Playmaker (@playmaker_PT) February 21, 2024

Ler artigo completo