Histórica mas nem sempre bem entregue: lembra-se dos últimos camisolas 9 do FC Porto?

1 mes atrás 42

A reta final desta sexta-feira trouxe o primeiro presente para Vítor Bruno e para os adeptos do FC Porto: Samu Omorodion. Uma contratação tão célere como surpreendente que, dado o investimento, a idade do jogador e o mítico dorsal que lhe foi atribuído (9), deposita naturais expetativas na sucessão aos golos de Evanilson e Taremi.

Curiosamente, o internacional iraniano foi o último avançado a vestir a camisola 9 no universo azul e branco, numa lista que já vai longa e com diferentes impactos desportivos, desde que a numeração é definida no início de cada temporada (1995/96). 

Camisolas 9⃣ do FC Porto (desde 1995/96, 1.ª época com numeração para toda a temporada):
Domingos
Mielcarski
Esnaider
Jankauskas
Luís Fabiano
McCarthy
Lisandro López
Falcao
Jackson Martinez
Aboubakar
Depoitre
Taremi
Samu Omorodion pic.twitter.com/6yajW1OfHd

— Playmaker (@playmaker_PT) August 24, 2024

Feitas as contas, o campeão olímpico por Espanha é o 12º atleta dos dragões a envergar uma camisola com peso, história, mas que nem sempre foi vingada pelos atletas que a vestiram.

O reinado arrancou com Domingos Paciência, autor de 143 golos e sexto melhor marcador da história do emblema da Invicta, que deixou herança pesada aos menos fulgurantes Grzegorz Mielcarski (1995-1999) e Esnaider (2001/02).

Um pecúlio que voltou a subir com a chegada de Edgaras Jankauskas (2002/2004) ao antigo Estádio das Antas. 19 golos e quatro assistências em duas temporadas, foram o testemunho deixado pelo internacional lituano para o então wonderkid, Luís Fabiano (2004/2005).

Uma época e apenas três golos depois, a futura lenda do Sevilla deixaria o posto de vago para Benny McCarthty, na última e menos produtiva campanha do sul-africano na passagem pelo FC Porto.

De 2006/07 em diante e já com o número 9 na posse de Lisandro López, apenas por uma vez o referido dorsal foi entregue de forma precipitada. Depois do internacional argentino deixar uma forte marca goleadora, seguiram-se nomes como Radamel Falcao, Jackson Martínez, Aboubakar e o já referido Taremi.

Rostos que deixam naturalmente fora da equação desta elite, o menos efetivo Depoitre. Segue-se Samu Omorodion...

Ler artigo completo