Homem processa governo dos EUA após colidir com helicóptero Black Hawk

6 meses atrás 68

Um homem nos Estados Unidos vai processar o governo do país após ter colidido com um helicóptero Black Hawk quando conduzia a sua moto de neve no estado do Massachusetts.

Segundo a cadeia ABC News, Jeff Smith ficou gravemente ferido quando, em março de 2019, se deparou com uma mancha escura na sua frente em plena viagem na neve, durante a noite. Ainda travou, mas acabou por colidir com a cauda do helicóptero, que se encontrava estacionado.

Por isso, o norte-americano está agora a pedir uma indemnização de 9,5 milhões de dólares (cerca de 8,7 milhões de euros) ao governo dos EUA. Alega que necessita do valor para cobrir despesas médicas e salários perdidos, bem como para responsabilizar o exército pela colisão.

"Nos últimos cinco anos, foi cirurgia, recuperação, cirurgia, recuperação. Honestamente, neste momento, parece que estou numa situação pior do que quando fiz as cirurgias pela primeira vez em 2019", disse.

A tripulação do helicóptero, que voou desde Fort Drum, em Nova Iorque, até ao local do acidente, em treino noturno, terá sido negligente ao estacionar uma aeronave camuflada de 19,5 metros de comprimento num campo de aviação raramente usado, que é frequentemente utilizado por pessoas em motos de neve. Esta é, pelo menos, a versão que defende a equipa legal de Smith.

"O nosso argumento desde o início é que é incompatível ter um helicóptero a aterrar num trilho ativo de motos de neve", disse o advogado de Smith, Douglas Desjardins.

O homem também processou o proprietário do aeródromo de Albert Farms, onde ocorreu a colisão, acusando-o de ter permitido às pessoas utilizar as suas motos de neve neste espaço e, em simultâneo, autorizar a aterragem do helicóptero. Ambas as partes acordaram o pagamento de uma indemnização, cujo valor não foi revelado.

Leia Também: Após colisão, mulher fica 'pendurada' a 23 metros da água. Eis o resgate

Ler artigo completo