A Honda Africa Twin nasceu na competição, especificamente no Rally Dakar, que na altura, partia de Paris e terminava junto ao Lago Rosa, na Capital do Senegal. Em 1984, a Honda decidiu desenvolver um modelo específico para esta competição, a NXR 750 que em 1986 acabou por vencer o Paris-Dakar e continuou o domínio nos quatro anos seguintes.
Em 1988 a Honda decidiu lançar para o mercado uma versão legal para estrada baseada na moto do Dakar, em celebração aos seus sucessos em competição. A Africa Twin XRV 650 RD03 em 1988 foi apresentada com um motor de quatro cilindros de 650cc, que produzia 57 cv (42.5 kW) às 8.000 rpm com um binário de 52 Nm às 6.000 rpm, e com os grafismos inspirados na versão de competição.

Uma das principais características da XRV 650 Africa Twin, foi o seu sistema de suspensão que era um dos melhores da época, com uma forquilha dianteira telescópica de longo curso e a um braço oscilante Pro-Link na traseira que proporcionam uma excelente absorção de impacto em terrenos irregulares.

A sua versatilidade, capacidade em todo-o-terreno e conforto tornaram esta moto, numa das mais desejadas no mercado. Podemos até acrescentar, que este modelo icónico japonês continua a concorrer com modelos mais recentes de aventura, apesar da sua “idade”.