HÓQUEI PATINS | FC Porto e Benfica abrem hostilidades da final do Campeonato

1 semana atrás 39

Foram as duas equipas mais regulares do Campeonato Placard e nem o Play-Off tirou esse título e FC Porto e Benfica. Por isso mesmo, dragões e águias vão começar a disputar este domingo a final da 1ª Divisão. O primeiro a vencer três jogos levanta a taça.

Azuis-e-brancos e encarnados têm sido os grandes dominadores das provas internas nos últimos e se olharmos para o campeonato, são os dois últimos vencedores. As águias apresentam-se como detentoras do escudo de campeão, mas os dragões venceram em 2021/2022 e nunca esconderam que este era o grande objetivo da temporada.

Morais reinventadas

Se entre novembro e dezembro alguém dissesse que o FC Porto iria entrar nos eixos e passar a ter um jogo fluído e muito corporativo poderia ser considerado maluquinho.

O mesmo se aplica ao Benfica de março e abril. O nível mais oscilante, a par de algumas lesões - nos dragões Carlo di Benedetto no início de época, Hélder Nunes mais à frente, no Benfica os problemas de Pol Manrubia e mais tarde de Carlos Nicolía - estiveram na origem da época menos estável.

Na última visita ao Dragão Arena, o Benfica perdeu por 7-1, contra o FC Porto @FPP

No entanto, seria de mau tom esquecer o excelente trabalho que todos os adversários fizeram ao longo das 26 jornadas da fase regular, tal como nos quartos-de-final e meia-final do Play-Off, e que originou ao crescimento das equipas de Ricardo Ares e Nuno Resende.

Querida casinha

Aqui chegadas, as duas equipas sabem que há algo determinante, mas também já foi revelado que não é final, para atingir o tão desejado sucesso: ganhar um jogo fora. Nas últimas discussões do título de campeão nacional através de Play-Off esse fator foi determinante.

O Benfica festejou no ano passado no Pavilhão João Rocha, depois de ganhar ao Sporting no jogo 4, tal como os leões na temporada 2020/21, depois de ganharem dois jogos no Dragão Arena.

Ainda assim, esta temporada, na meia-final, o Benfica perdeu o primeiro jogo em casa, mas foi empatar a eliminatória a Oliveira de Azeméis e resolveu em casa.

O FC Porto ainda não sentiu o sabor amargo de perder em casa no Play-Off, mas assustou-se contra o Sporting no jogo 5 da meia-final.

O fator casa tem se feito sentir na grande maioria dos encontros.

A partida deste domingo vai ser dirigida por Fernando Vasconcelos e Carlos Correia, ambos da AP Minho. Nesta época, as duas equipas só se encontraram para o Campeonato Placard, havendo uma vitória para cada uma das equipas.

O Benfica continua a ter Lucas Ordóñez de baixa e há dúvida sobre a utilização de Pedro Henriques. Por seu lado, o FC Porto de Ricardo Ares tem a equipa na máxima força.

Ler artigo completo