Huawei Band 9 em teste: Controlar a saúde com apenas 14 gramas

2 meses atrás 92

A Huawei Band 9 é a nova pulseira inteligente da marca chinesa e destaca-se sobretudo pelas capacidades de monitorização da saúde. Este modelo é constituído por uma caixa de plástico resistente e por uma bracelete em silicone, distinguindo-se logo à partida pela boa qualidade de construção. A pulseira pesa apenas 14 gramas, o que por diversas vezes nos fez esquecer que a tínhamos no pulso.

O ecrã apresenta cores nítidas e, tendo em conta a nossa experiência, a navegação é fluida, com uma boa sensibilidade e resposta imediata aos toques. O brilho automático permite uma visualização do ecrã mesmo em dias mais soalheiros. A pulseira tem ainda um botão físico do lado direito que, além de ligar o ecrã, permite aceder às diversas modalidades desportivas suportadas.

Monitorizar com qualidade

O controlo dos diferentes parâmetros de saúde continua a ser uma das grandes apostas da marca, existindo um salto qualitativo em relação à geração anterior. Ao compararmos a medição dos batimentos cardíacos por minuto (bpm) com os valores obtidos por aparelhos destinados ao registo deste parâmetro verificámos que os resultados foram semelhantes.

Pusemos a Huawei Band 9 à prova com uma corrida e, quando aumentámos a intensidade, a pulseira registou corretamente a subida dos bpm, um bom indicador da eficácia e da resposta rápida do sensor de medição. A monitorização de oxigénio no sangue também é fiável. Quando comparámos os resultados obtidos com os de um oxímetro os valores foram idênticos. A aplicação Huawei Health dá-nos a possibilidade de aceder a todos os dados registados pela pulseira. De salientar que na primeira utilização é necessário concedermos permissões, de forma constante (e quase excessiva) na app para que esta monitorize os diferentes parâmetros de saúde.

A par da medição dos batimentos cardíacos e do oxigénio no sangue, a monitorização do sono demonstra um bom nível de precisão. De acordo com a nossa experiência ao longo de várias noites, tanto a hora de adormecer, como a de acordar, foram sempre registadas de maneira exata. A pulseira monitoriza o sono profundo, REM e leve, assim como a quantidade de vezes que acordamos. Os registos de sono ficam guardados na app em forma de gráfico e percentagem, descrevendo os tipos de sono durante a noite. O ritmo respiratório é outro dos parâmetros monitorizados, registando o intervalo médio das vezes que respiramos enquanto dormimos. Quando acordamos a pulseira atribui uma pontuação ao sono, numa escala de 0 a 100.

Na monitorização do stress, podemos afirmar que os valores que a pulseira conseguiu registar foram muito próximos da realidade. Durante um dia tranquilo de férias, os níveis de stress estiveram sempre baixos, como esperado. Mas no mesmo dia, durante o jogo da Seleção Nacional contra a Chéquia, os valores dispararam até ao momento do golo da vitória apontado por Francisco Conceição.

No entanto, ao testarmos a Huawei Band 9 em corridas e caminhadas, notámos que existem aspetos a melhorar. Reparámos, por exemplo, que a pulseira contabiliza passos em excesso, demorando ainda algum tempo a atualizar os valores registados. É também de realçar que este modelo não permite realizar chamadas telefónicas, vibrando apenas quando estamos a receber um telefonema.

Autonomia para dar e vender

A autonomia é um fator muito relevante nesta pulseira. Com um nível de utilização típico e apenas um carregamento total, conseguimos cerca de 12 dias de utilização. O que, no mundo das pulseiras e relógios inteligentes, é uma autonomia excelente. A Huawei afirma que o carregamento total é de 45 minutos, um valor que comprovámos durante a nossa utilização.

Tome Nota
Huawei Band 9– €59,99

Autonomia Excelente
Monitorização Muito Bom
Conforto Muito bom
Software Bom

Características Caixa em plástico ○ Ecrã: AMOLED de 1,47”, 466x 466 pixels ○ Dimensões: 43,45mm x 24.86mm x 8.99mm ○ Modos de desporto: +100  ○ Resistência à água: 5 ATM ○ Autonomia anunciada: 14 dias ○ Funções: frequência cardíaca, SpO2, sono (leve, profundo, total de horas dormidas, REM), stress ○ Conectividade: BT 5.0

Desempenho: 4
Características: 4
Qualidade/preço: 4,5

Global: 4,2

*Texto: Tiago Jorge Pereira, editado por Francisca Andrade

Ler artigo completo