Huawei FreeBuds 6i em teste: Sem ruído e com estilo

2 meses atrás 94

Os Huawei FreeBuds 6i são fabricados em plástico resistente, mas com um brilho que é esteticamente agradável. Os auriculares, finos e elegantes, têm uma ponta de silicone generosa, que ajuda a isolar uma boa parte do som exterior, mesmo quando a música ainda não está a ser reproduzida.

Nas hastes há uma zona sensível ao toque, que possibilita o ajuste do volume, assim como o controlo da reprodução de música e a ativação do cancelamento de ruído. Os auriculares respondem imediatamente às nossas ‘ordens’, seja ao deslizar com o dedo para cima e para baixo ou a pressionar durante alguns segundos.

Cancelamento de ruído

A tecnologia de cancelamento de ruído (ANC) é o grande foco da marca e é, de facto, uma área na qual os auriculares marcam pontos pela positiva. Através da aplicação AI Life é possível ativar este modo ou, se preferir, o modo ambiente. Apreciámos particularmente o modo ANC, pois isola grande parte do ruído à nossa volta.

Por exemplo, utilizámos os auriculares enquanto um corta-relvas estava próximo a trabalhar e, no modo ANC, com os níveis de volume a ‘meio gás’, o isolamento de ruído foi quase total. Experimentámos também noutras situações mais comuns, como viagens de autocarro e em escritório, e os resultados foram igualmente convincentes. A diferença entre o modo ANC ligado ou desligado não deixa margem para dúvidas de que esta foi uma aposta ganha.

A marca afirma que estes auriculares foram criados para quem gosta de ouvir músicas com graves nítidos. Testados em canções que puxam pelas frequências mais baixas, como por exemplo Bad Guy de Billie Eilish, os Huawei FreeBuds 6i deram–nos uma boa reprodução de graves e sem ruído.

O mesmo não podemos afirmar dos sons agudos, que não têm a melhor nitidez e podiam ser superiores neste capítulo. Os auriculares, equipados com seis microfones, permitem-nos ainda ativar o modo ambiente, o que faz com que possamos continuar a ouvir música com boa qualidade, mas dando-nos ao mesmo tempo uma clara perceção daquilo que se passa à nossa volta.

Quando retiramos um dos auriculares, o que estávamos a ouvir é colocado automaticamente em pausa. Quando voltamos a colocá-lo, ouvimos um indicador sonoro que significa que os auriculares reconheceram que estão de novo no ouvido e a música volta a tocar de imediato.

Nos testes em chamadas, estes Buds tiveram um comportamento positivo, mesmo em dias mais ventosos. A qualidade da chamada é estável e conseguimos ouvir o que está a ser dito com nitidez. Quem está do outro lado da linha também nos ouve de forma clara, algo que pode ser explicado pela inclusão de três microfones em cada auricular.

A boa autonomia

Os FreeBuds 6i têm um bom nível de autonomia. A marca promete cerca de 8 horas de reprodução contínua (sem ANC), o que corresponde à nossa experiência em teste. Os auriculares demoram, em média, 45 minutos a carregar, enquanto que a caixa de carregamento, que se destaca pelas dimensões compactas, leva cerca de uma hora para chegar aos 100%.

Cada auricular tem dois pinos magnéticos que permitem um carregamento estável e eficiente na caixa. Tendo em conta todas as suas características, o preço parece-nos um trunfo extra, sendo estes uns auriculares recomendados para usar nas mais diversas situações do quotidiano.

Tome Nota
Huawei FreeBuds 6i– €99,99

Construção Bom
Som Bom
Construção Muito bom
Conforto Muito bom

Características Frequências: 14 Hz até 40 kHz ○ Driver Dynamic 11 mm ○ 2x 3 microfones ○ Autonomia anunciada: 8h (sem ANC), 5h (com ANC) ○ Reprodução: 35h (c/ caixa) ○ IP54 ○ Codecs: AAC,SBC ○ Bluetooth 5.3 ○ USB-C (caixa) ○ 2x 5.4 g (auriculares) ○ 34g (caixa com os auriculares) 

Desempenho: 4
Características: 4,5
Qualidade/preço: 4,5

Global: 4,3

*Texto: Tiago Jorge Pereira, editado por Francisca Andrade

Ler artigo completo