Hugo Firmino e o susto na Roménia: «Foi como se o FC Porto, o Sporting ou o Benfica tivessem descido»

1 mes atrás 39

O '4 Cantos do Mundo' é um podcast do jornalista Diogo Matos ao qual o zerozero se uniu. O conceito é relativamente simples: entrevistas a jogadores/ex-jogadores portugueses que tenham passado por pelo menos quatro países no estrangeiro. Mais do que o lado desportivo, queremos conhecer a vertente social/cultural destas experiências. Assim, para além de poder contar com uma entrevista nova nos canais do podcast nos dias 10 e 26 de cada mês, pode também ler excertos das conversas no nosso portal.

Apesar de ter passado apenas meia época no clube, Hugo Firmino não esquece o Universitatea Cluj. O experiente jogador, atualmente ao serviço do Amora, partilhou connosco uma história dos seus primeiros tempos na Roménia que demonstra na perfeição o fervor dos adeptos. 

Hugo Firmino
3 títulos oficiais

«Foi um dos clubes do qual mais me arrependi de ter saído. O clube tinha acabado de descer à 2ª Liga e eu fui com contrato de 1ª Liga. Depois de eu assinar houve uma nova administração a entrar e eu percebi que queriam baixar o meu salário. No entanto, não aceitei e acabámos por rescindir contrato a meio da época. Era um clube que tinha todas as condições e os adeptos eram fervorosos. Só para teres noção, foi como se o FC Porto, o Sporting ou o Benfica tivessem descido de divisão», começou por explicar, indo ainda mais longe: 

«No primeiro jogo do campeonato muitos dos portugueses foram titulares e a verdade é que perdemos o jogo. No final tínhamos os adeptos à porta do estádio à espera do autocarro, que acabou por parar. Os adeptos entraram dentro do autocarro, agrediram dois ou três colegas e rasgaram-lhes a roupa no sentido de lhes mostrar que eles não mereciam vestir mais aquela camisola e que queriam que eles saíssem do clube.»

Ainda assim, a confusão não sobrou para Hugo Firmino por um motivo muito simples. «Era um clube incrível e o fervor dos adeptos era fantástico. No entanto, depois havia o outro lado: nem sempre as coisas vão correr bem e os jogadores novos precisam de se adaptar a uma nova realidade. Lembro-me que nesse tal jogo eu fui considerado o melhor em campo pelos adeptos e a primeira coisa que eles me disseram quando entraram no autocarro foi "Tu não tens nada a ver com isto". Ou seja, se tiveres bem és protegido por eles. Se estiveres mal, vão fazer força para saíres do clube. Muitos dos jogadores vinham de divisões inferiores e lembro-me que, no jogo de apresentação com o PAOK, no qual estavam 20 mil adeptos, se percebia que muitos não estavam habituados àquele ambiente», rematou.

Siga o 4 Cantos do Mundo:

Youtube Spotify Instagram Tik Tok Twitter

Ler artigo completo