I Liga em direto. Vizela - Boavista

8 meses atrás 70

O Vizela, 17.º classificado da I Liga portuguesa, com 13 pontos, recebe o Boavista, 12.º, com 17, em jogo marcado para as 18.00 deste domingo, no Estádio do Futebol Clube de Vizela, com arbitragem de Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro.

O treinador Rubén de la Barrera afirmou que o Vizela está “a crescer” e precisa de “seguir nessa linha” para derrotar o Boavista, em partida da 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Após dois empates para o campeonato nos primeiros jogos ao leme dos minhotos, o técnico espanhol alcançou a primeira vitória nas competições portuguesas na quarta-feira, frente ao Arouca (1-0), para a Taça de Portugal, e ambiciona dar sequência a esse êxito na receção aos ‘axadrezados’.

“Estamos a crescer. Precisamos de seguir nesta linha e de melhorar a performance jogo após jogo. As vitórias reforçam essa confiança. A vitória sobre o Arouca foi muito importante. Esperamos fazer um bom jogo e arrecadar três pontos”, disse, na antevisão ao desafio marcado para as 18:00 de domingo.

Apesar de referir que o embate com o 12.º classificado da I Liga “não será fácil”, o galego, de 38 anos, crê que o Vizela, penúltimo da tabela, pode evoluir face a quarta-feira e superar a formação boavisteira em todos os aspetos da partida.

“É um jogo onde duelos individuais vão ser importantes. Queremos ser capazes de superar a defesa do Boavista. Queremos ser dominantes ofensivamente e defensivamente para sermos sólidos no jogo. Se formos sólidos, as possibilidades de ganhar crescem”, perspetivou.

Já o plantel do Boavista tem tentado abstrair-se da atuação no mercado de transferências de inverno da SAD, que está impedida pela FIFA de registar novos futebolistas pela terceira janela seguida, garantiu o treinador Ricardo Paiva.

De acordo com a plataforma digital lançada na quinta-feira pelo organismo regulador do futebol mundial, que sinaliza os clubes impossibilitados de registar novos atletas, deram entrada 25 processos contra os portuenses entre outubro de 2022 e dezembro de 2023.

O presidente do Boavista, Vítor Murta, já expressou abertura para negociar ativos, com a inscrição de reforços na atual janela de inverno a depender da regularização de dívidas pela SAD, que regularizou recentemente dois meses de ordenados em atraso ao plantel.

As ‘panteras’ não ganham há mais de três meses na I Liga, mas procuram aproveitar em Vizela o fulgor anímico concedido pelo empate na receção ao ‘vizinho’ FC Porto (1-1), da 16.ª ronda, para ampliarem os atuais quatro pontos de avanço sobre a zona de descida.

“Os atletas percebem essa questão pontual, mas tentamos deixá-la para segundo plano, não desfocando o trabalho diário e semanal dos nossos objetivos. É de valorizar mais o facto de cada equipa vir de resultados positivos do que propriamente a distância pontual. Estamos mais preocupados com a construção da equipa, em mantê-la unida e preparar o nosso caminho de forma bem estruturada para o que vem por aí”, admitiu Ricardo Paiva.

Reconhecendo que o Vizela se galvanizou na quarta-feira, ao vencer em casa o também primodivisionário Arouca (1-0), nos oitavos de final da Taça de Portugal, tendo ‘poupado’ diversos habituais titulares, o técnico do Boavista fala de um adversário “renovado e com plasticidade nas dinâmicas” desde a aposta no homólogo espanhol Rubén de la Barrera.

RTP c/Lusa

Ler artigo completo