Ilya Sutskever, o rapaz prodígio da IA, está de saída da OpenAI

4 meses atrás 73

É uma saída de peso naquela que é a empresa de tecnologia mais badalada do momento. Ilya Sutskever, o cientista-chefe da OpenAI, anunciou que vai deixar a startup. “A trajetória da empresa tem sido nada menos do que miraculosa e estou confiante que a OpenAI vai construir uma Inteligência Artificial Generalista que é segura e benéfica”, lê-se na mensagem de despedida publicada na rede social X.

After almost a decade, I have made the decision to leave OpenAI.  The company’s trajectory has been nothing short of miraculous, and I’m confident that OpenAI will build AGI that is both safe and beneficial under the leadership of @sama, @gdb, @miramurati and now, under the…

— Ilya Sutskever (@ilyasut) May 14, 2024

Sutskever é reconhecido como uma das pessoas que mais influentes no campo da Inteligência Artificial e o grande cérebro por trás de algumas das principais conquistas da OpenAI. Ainda enquanto estudante, ajudou a criar uma rede neural convolucional (CNN), dedicada para tarefas de reconhecimento visual, apelidada de AlexNet, e que é considerado como um momento liminar na evolução das tecnologias de Inteligência Artificial, pois deu origem à revolução das redes neurais e que permitiu melhorar dramaticamente o treino e as capacidades dos sistemas de Inteligência Artificial no geral. O engenheiro foi também um dos coautores do AlphaGo, o sistema de IA da DeepMind que venceu o campeão do mundo no complexo jogo de estratégia Go. 

Ilya Sutskever fez parte da equipa de cofundadores da OpenAI e liderou grande parte dos desenvolvimentos tecnológicos da empresa desde a sua criação em 2015, o que inclui modelos e produtos como o ChatGPT, o Dall-E e o Sora.

No entanto, no final do ano passado, Ilya Sutskever foi uma das pessoas que contribuiu para a fase mais dramática vivida pela OpenAI, ao ter votado a favor do despedimento de Sam Altman do cargo de diretor executivo da tecnológica – o que deu origem a uma ‘novela’ de negociações e que culminou com a manutenção de Sam Altman na liderança da empresa. Diferentes visões sobre o futuro dos produtos da OpenAI terão estado na origem do desentendimento.

“Isto é muito triste para mim. O Ilya é facilmente uma das mentes brilhantes da nossa geração, uma referência no nosso campo [IA] e um querido amigo. O seu brilhantismo e visão são reconhecidos. (…) A OpenAI não seria o que é sem ele. Estarei para sempre agradecido pelo que aqui fez e pelo compromisso para acabar a missão que começámos juntos”, escreveu Sam Altman, na sua mensagem de despedida.

Ilya Sutskever anuncia a saída da empresa apenas um dia após a apresentação de um novo modelo de Inteligência Artificial, o GPT-4o, que permite ao ChatGPT ver, ouvir e conversar de forma mais humana.

Não só a OpenAI perde uma das suas figuras de proa, como Sutskever já confirmou que vai trabalhar num novo projeto. “Estou entusiasmado pelo que aí vem – um projeto que é muito significativo para mim a nível pessoal e sobre o qual partilharei detalhes no devido tempo”, anunciou o israelo-canadiano.

Ler artigo completo