Impressionante reviravolta unionista complica a vida aos azuis do Restelo

7 meses atrás 56

União de Leiria e Belenenses, na 22.ª jornada da Liga Portugal SABSEG, protagonizaram uma das partidas da ronda. Num duelo com seis golos, a formação da casa deu a volta ao resultado e, após estar a perder por 0-2, acabou por vencer (4-2).

Estratégia feliz

Vasco Faísca surpreendeu na escolha do onze inicial. Para o setor intermédio, abdicou do habitual par de jogadores mais velozes e optou por cinco unidades com outros argumentos técnicos, que, menos velozes, tratam a bola de outra forma. 

A decisão trouxe frutos. Além do golo inaugural, marcado por Chapi — um desses cinco médios —, o Belenenses sentiu-se pouco incomodado na primeira parte. Geriu bem a vantagem e saiu bem da pressão imposta pelos unionistas. Só perto do final da primeira parte, liderados por Jordan van der Gaag, é que os da casa chegaram com maior perigo à baliza contrária.

O segundo tempo começou com golo. Novamente os médios — aposta ganha de Vasco Faísca — na jogada; Xavi cruzou, Mica tirou um adversário da frente e chutou para o poste mais próximo, para dobrar a vantagem azul.

A escolha certa

A chave da partida esteve neste segundo golo. O Belenenses desapareceu da partida e, inconformado com o resultado, Vasco Botelho da Costa lançou Marcos Silva na partida, essencial na futura cambalhota, sobretudo pela energia que trouxe à exibição unionista.

Com maior vontade, os golos surgiram; Marcos conduziu, tocou para Jordan que, com magia, tirou um adversário da frente e serviu Paul. Com o empate no horizonte, os leirienses não tiraram o pé do marcador e, com justiça, saltaram para a frente. Primeiro, num infortúnio de David Grilo, surgiu o empate e, posteriormente, Empis e Rashaan, com dois tiros de canhota na área, fizeram os golos da vitória.

Resultado mais justo que este era impossível — durante as diferentes fases, premiou sempre a equipa que esteve melhor no jogo. Com este desfecho, a UD Leiria subiu ao nono posto e alcançou FC Porto B, Benfica B e Paços de Ferreira na tabela. Do outro lado, o Belenenses não saiu da última posição.

UD LEIRIA

EMPATE

BELENENSES

Ler artigo completo