Incêndio destrói praticamente toda a coleção de arte da Abecásia

7 meses atrás 61

Um incêndio em Sukhumi, na Abecásia, a região separatista da Geórgia controlada pela Rússia, destruiu a coleção de arte do território, praticamente na sua totalidade.

Segundo a BBC, o incêndio, que atingiu a Galeria Nacional de Arte da região, destruiu mais de 4 mil quadros e terá começado num curto circuito elétrico, espalhando-se as chamas rapidamente pelo edifício do início do século XX, que tem uma estrutura interna de madeira.

O diretor da galeria, Suram Sakanya, disse, citado pela BBC, que a coleção sobreviveu à guerra civil da Abecásia com a Geórgia na década de 1990, traduzindo-se numa perda irreparável.

"Estávamos a completar esta coleção desde 1963 e incendiou-se em segundos. Uma grande tragédia para nós", disse.

A BBC afirma ainda que vários artistas locais tinham já pedido, no passado, que fosse encontrado um local mais apropriado para armazenar a coleção de arte.

A Abecásia é uma região separatista da Geórgia, alegadamente apoiada financeiramente e militarmente por Moscovo, localizada no noroeste do país. No início dos anos 90, lutou uma guerra de secessão com a Geórgia, declarando unilateralmente a independência em 1999, ainda que tenha pouco reconhecimento internacional.

A presidente da Geórgia, Salome Zourabichvili, disse que o incêndio foi "uma tragédia para todos". "Deploro o que é uma consequência direta da negligência da identidade cultural, tanto por parte da liderança de facto como dos ocupantes russos", escreveu no X, antigo Twitter, apelando à comunidade internacional para "reavivar a atenção para a proteção da herança cultural em territórios ocupados".

The fire that destroyed Sokhumi’s National Gallery in occupied #Abkhazia is a tragedy for us all. I deplore what is a direct consequence of the neglect of cultural identity both by the de facto leadership and the Russian occupants

— Salome Zourabichvili (@Zourabichvili_S) January 22, 2024

Leia Também: Avião monomotor despenha-se em resort da Geórgia. Piloto morreu

Ler artigo completo