Incêndio na Galiza faz soar alarmes em Valença e Vila Nova de Cerveira

4 meses atrás 97

Um incêndio numa fábrica de produtos hortícolas em Tomiño, na Galiza, Espanha, está a fazer soar alarmes nos concelhos portugueses de Valença e Vila Nova de Cerveira.

"A ocorrência de um incêndio entre Tui e Tomiño está a provocar uma grande quantidade de fumo na atmosfera que se está a alastrar para Portugal", lê-se numa publicação nas redes sociais feita pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Na mesma mensagem, citando indicações da Proteção Civil Municipal deste concelho, pede-se aos habitantes que "mantenham as janelas e portas fechadas, assim como evitem a exposição/circulação desnecessária no exterior nas próximas horas".

Já a autarquia de Valença alertou que o incêndio está a consumir "produtos químicos, nomeadamente adubos, com elevado teor nocivo". "Solicita-se à população de Valença que evite a exposição aos fumos que, potencialmente, possam vir a alcançar o concelho. Evite a exposição ao fumo, feche as janelas e entradas de ar", concluiu.

Segundo o portal Galiza24, o incêndio está a afetar a empresa Suministros Hortícolas Bacelo e tem mobilizado vários bombeiros do sul da Galiza, bem como alguns do norte de Portugal.

Foi, aliás, ativado o Plano Territorial de Emergências da Galiza, por volta das 17h00 (16h00 em Portugal continental). No local estão bombeiros do Baixo Miño, Mogazo e Ribadumia, bem como elementos das corporações portuguesas de Valença e Caminha.

Leia Também: Homem constituído arguido por burlar idosos em Viana do Castelo e Galiza

Ler artigo completo