Incêndio na Madeira: vento e temperaturas altas dificultam combate em Curral das Freiras

1 mes atrás 36

Incêndios em Portugal

O IPMA prolongou o aviso amarelo na ilha da Madeira até à meia-noite de quarta-feira. Mantém-se o perigo de incêndio numa região que viu na última semana mais de oito mil hectares de floresta a arder.

Ainda não está dominado o incêndio na Madeira. A zona mais preocupante volta a ser o Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, onde o vento e as temperaturas a rondar os 30 graus continuam sem dar tréguas.

Ao final da tarde desta terça-feira era a região mais afetada e a preocupação é óbvia. Há várias habitações no que pode tornar-se o caminho do fogo.

É um combate de paciência, e com Miguel Albuquerque novamente de férias no Porto Santo têm sido os autarcas e a Proteção Civil a dar explicações no terreno.

Na Ponta do Sol, foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil regional vê com satisfação a disponibilidade do ministério da Administração Interna.

Em Câmara de Lobos, também houve o problema de quem não quer deixar tudo o que tem para trás. O IPMA prolongou o aviso amarelo na ilha da Madeira até à meia-noite de quarta-feira.

Mantém-se o perigo de incêndio numa região que viu na última semana mais de oito mil hectares de floresta a arder.

Encerradas estradas de acesso ao Pico do Areeiro e ao Paul da Serra

As estradas entre o Poiso e o Pico do Areeiro foram encerradas ao trânsito, mantendo-se intransitáveis os acessos ao planalto do Paul da Serra, informou o Governo Regional.

De acordo com a Direção Regional de Estradas, "foram encerrados ao trânsito o troço da ER (Estrada Regional) 202 entre o Poiso e o Pico do Areeiro (entre os municípios de Santana e o de Câmara de Lobos) e o troço da ER 218 entre o Pico das Pedras e a Achada do Teixeira", no concelho de Santana, no norte da ilha.

Na nota, a direção regional indica que estes encerramentos foram determinados "por precaução" e que "foi reaberta ao trânsito a ER 105 entre a Serra d'Água e a Encumeada", no município da Ribeira Brava.

A direção de Estradas refere ainda que se mantêm fechadas as estradas regionais de acesso ao Paul da Serra, que é o maior e mais extenso planalto da ilha da Madeira, abrangendo 24 quilómetros quadrados uma altitude aproximada de 1.500 metros, localizado no concelho da Ponta do Sol.

Ler artigo completo