Incêndios em Portugal? Vê como evitar caminhos perigosos com o Google Maps

2 dias atrás 33

Nas últimas horas, têm sido registados vários incêndios em Portugal. Por isso mesmo, é importante saber quais os sítios onde a circulação automóvel não é recomendada. Quem ajuda nisso mesmo é o Google Maps.

Na aplicação de Mapas da Google, podes escrever o destino para onde te queres dirigir, de forma a saber o risco que este apresenta. Imaginemos, num cenário hipotético, que querias ir de automóvel, do Porto (Estação de São Bento) até Oliveira de Azeméis.

Google Maps

Como podes ver na imagem acima, aparece-te a sinalização de que “o trajeto pode ser afetado por incêndio grave”. Graças a este recurso do Google Maps, principalmente para quem conduz, é mais fácil saber os caminhos que deve mesmo evitar.

Assim sendo, especialmente nesta altura, mesmo que saibas o trajeto, pode ser boa ideia escrever o caminho no Maps. Afinal de contas, este pode dar-te alertas importantes sobre os sítios por onde não deves ir.

Para além disso, também é possível que consigas ver um grafismo com o sinal de proibido no mapa da imagem. Este é relativo a estradas que se encontram cortadas. Ao ampliar, consegues ter uma perceção melhor do percurso que está interditado.

Desta forma, podes, inclusive, avisar amigos e familiares que não usem este tipo de apps, para terem especial cuidado nestas zonas.

Na barra de pesquisa, escrever “Incêndios Florestais”

Outra ferramenta que te pode ser bastante útil, no Google Maps, é ter uma vista geral dos incêndios perto de ti. Para isso, apenas precisas de ir à barra de pesquisa e escrever “Incêndios Florestais”. Vai-te aparecer algo como na imagem abaixo.

Incêndios

Estas funcionalidades de incêndios são relativamente recentes, já que só chegaram no fim do mês de julho de 2024. Na altura, a Google referiu que “ao utilizar a IA, conseguimos mostrar uma monitorização detalhada dos incêndios florestais na pesquisa e no maps” (via Observador).

Ler artigo completo