Inflação nos EUA desacelera para 3,1% em novembro

10 meses atrás 76

Em termos mensais o IPC subiu 0,1%, mas o indicador homólogo mostra uma subida menos acentuada do que em outubro.

A inflação foi de 0,1% em novembro, face ao mês anterior, na economia do Estados Unidos. Em termos homólogos, o índice não ajustado subiu 3,1%.

Os dados são referente ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e foram revelados esta terça-feira pelo escritório de estatísticas norte-americano. Os mesmos indicam que, em termos mensais, foi registado um recuo de 2,3% no índice relativo aos preços da energia. Aqui destaca-se a queda de 6,0% nos preços dos combustíveis.

Por outro lado, os preços dos produtos alimentares subiram 0,2%, ao passo que os preços praticados em todos os produtos à exceção da energia e alimentos avançou 0,3% em novembro (acelerou face aos 0,2% observados em outubro).

No que diz respeito à variação de novembro face ao mesmo mês do ano passado, trata-se de um abrandamento face ao mês precedente, até aos 3,1% (após 3,2% em outubro). A contribuir para esta tendência esteve o índice dos preços energético, que teve um decréscimo de 5,4%, ao mesmo tempo que o custo dos combustíveis recuou 8,9%

Nos últimos 12 meses, porém, o índice referente aos produtos alimentares subiu 2,9%, com aumento particularmente acentuado em estabelecimentos de restauração (5,3%).

Ler artigo completo