Inflação pode comprometer uma descida mais acentuada das taxas de juro este ano

3 meses atrás 97

O elEconomista.es avança este sábado, que as taxas de juro poderão limitar-se a cair apenas meio ponto percentual em 2024, devido à trajetória incerta da inflação. Os dados do Eurostat, divulgados ontem, mostram uma subida de 0,2 pontos percentuais na inflação homóloga de maio na zona euro.

O Banco Central Europeu prepara-se, ao que tudo indica, para baixar as taxas de juro na próxima quinta-feira, mas as dúvidas sobre movimentos seguintes no mesmo sentido adensam-se, devido ao rumo incerto que revela a inflação.

“As taxas de juro poderão baixar somente meio ponto este ano”, escreve, este sábado, em manchete, o jornal espanhol elEconomista.es, justificando com os dados conhecidos no último dia do mês. “Os dados da inflação põem em dúvida os corte das taxas depois de junho”, justifica.

A taxa de inflação homóloga subiu 0,2 pontos percentuais (p.p.) na zona euro, em maio, para os 2,6%, depois de ser mantido estável nos 2,4% em abril, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat. 

O mercado acredita que haverá outro corte de juros antes de 2025, mas tudo pode mudar num ano em que a conjuntura parece andar aos solavancos.

Ler artigo completo