«Informações incorretas e prematuras»: FIFA manifesta-se sobre o cartão azul

7 meses atrás 66

Horas depois de ter surgido a notícia de que estava a ser preparada a implementação de um cartão azul no futebol de elite, a FIFA não demorou a comentar o sucedido e pediu alguma calma. Através dos canais oficiais, o organismo referiu que as informações disponibilizadas pela imprensa no que respeita ao futebol profissional são incorretas e prematuras, referindo que ainda nada está decidido, uma vez que o tema só vai ser discutido no próximo dia 2 de março. 

«A FIFA deseja esclarecer que as informações sobre a aplicação do chamado cartão azul nos níveis de elite do futebol são incorretas e prematuras. Qualquer medida deste tipo, a implementar, deve ser limitada de uma maneira responsável aos níveis inferiores, uma posição que a FIFA pretende reiterar quando este tema for discutido com a IFAB no dia 2 de março», pode ler-se.

Recorde-se que, de acordo com o The Telegraph, o cartão azul prevê que um jogador que cometa uma falta antidesportiva ou que falte ao respeito ao árbitro, seja expulso por dez minutos. No entanto, há outras nuances: um jogador que veja dois cartões azuis no mesmo encontro vai receber de imediato um cartão vermelho, assim como quando for exibido uma cartolina azul e outra amarela.

FIFA wishes to clarify that reports of the so-called 'blue card' at elite levels of football are incorrect and premature.

Any such trials, if implemented, should be limited to testing in a responsible manner at lower levels, a position that FIFA intends to reiterate when this…

— FIFA Media (@fifamedia) February 8, 2024

Ler artigo completo