Iniciativa Liberal defende ligação por ferry entre Madeira, Canárias e Açores

2 meses atrás 74

A Iniciativa Liberal quer que seja criado um grupo de trabalho com entidades da Madeira, Canárias e Açores que analise as “necessidades de transporte, estude a viabilidade técnica e económica, e identifique possíveis rotas e parcerias estratégicas para a implementação de uma operação ferry regular entre a Madeira, os Açores, as Canárias e o continente”.

A Iniciativa Liberal Madeira apresentou um projeto de resolução que recomenda, ao Governo Regional da Madeira, que se iniciem contatos com os Governos das Canárias e dos Açores para criar um grupo de trabalho, destinado a estudar a viabilidade de uma operação ferry, em modelo de triangulação, entre as três regiões ultraperiféricas.

Este grupo de trabalho seria constituído por representantes das três regiões e também por especialistas em transportes, economia e ambiente, diz a força partidária.

“Este grupo terá como objetivo analisar as necessidades de transporte, estudar a viabilidade técnica e económica, e identificar possíveis rotas e parcerias estratégicas para a implementação de uma operação ferry regular entre a Madeira, os Açores, as Canárias e o continente”, explica o partido.

O deputado da Iniciativa Liberal, Nuno Morna, considerou que a criação de uma operação ferry entre as Canárias, Madeira, Açores e o continente “promoverá a colaboração regional, melhorará a mobilidade de pessoas e mercadorias, e contribuirá para a integração destas regiões no espaço europeu”.

A força partidária lembra também os fundos comunitários que poderiam ser utilizados para essa ligação ferry, tais como: Fundos Estruturais e de Investimento Europeus (ESIF), o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo Social Europeu Plus (FSE+), o Connecting Europe Facility (CEF) e o programa INTERREG, “a que se pode recorrer para financiar as infraestruturas necessárias e garantir a viabilidade económica da operação ferry”.

O grupo de trabalho proposto pelos liberais teria também a “responsabilidade de realizar um levantamento detalhado das necessidades de transporte, avaliar os benefícios económicos, sociais e ambientais, e preparar um plano de financiamento detalhado”.

Ler artigo completo