Insolvências aumentaram 19,5% no primeiro trimestre

6 meses atrás 75

De acordo com os dados da Cosec, dois terços das insolvências ocorreram em microempresas e mais de metade das empresas envolvidas tinham dez ou mais anos de vida.

O número de empresas insolventes aumentou 19,5% no primeiro trimestre, face ao período homólogo. Dois terços (67%) destas ocorreram em microempresas.

Os dados foram recolhidos pela Cosec – Companhia de Seguro de Créditos, que os divulgou em comunicado. Revela-se que mais de metade das insolvências (52%) ocorreram em empresas que tinham dez ou mais anos de vida.

Entre janeiro e março, o maior número de insolvências observou-se no Porto, onde se registaram 182 (42% acima do primeiro trimestre de 2023). Seguiu-se Lisboa, com 120 empresas insolventes (aumento de 34%). Fazendo uma análise por sectores, constata-se que o mais afetado foi o dos serviços, com um total de 133 insolvências.

De acordo com o administrador Executivo da Cosec, “as projeções da Allianz Trade indicam que embora o panorama económico em Portugal esteja a dar alguns sinais de recuperação, é ainda recomendada alguma cautela, uma vez que continuará a existir uma diversidade de fatores geopolíticos que poderá influenciar os mercados financeiros”.

Ler artigo completo