Em 2023 a Citroën vai apresentar as novas gerações de dois dos seus modelos mais importantes na Europa: Citroën C3 e C3 Aircross.
Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.
A Citroën reservou para 2023 o lançamento das novas gerações do C3 e C3 Aircross, dois modelos fundamentais para a marca francesa no mercado europeu.
Tudo deverá começar com o anúncio do novo Citroën C3 Aircross, que até já foi «apanhado» nos habituais testes de inverno e que deverá dar-se a conhecer ao mundo no segundo semestre do ano.
Lançado em 2017 e depois de mais de 330 mil unidades vendidas, o C3 Aircross prepara-se para crescer cerca de 150 mm e para assumir, cada vez mais, um visual aventureiro e mais próximo ao de um SUV dito «tradicional».
A não perder: Sai Vincent Cobée, entra Thierry Koskas para a liderança da Citroën
Além de apresentar a mais recente interpretação do Double Chevron da marca francesa, apresentada com o Citroën Oli, o novo Citroën C3 Aircross também deverá contar com alguns elementos visuais inspirados nesse protótipo elétrico.
Assente na plataforma CMP/eCMP, a mesma que encontramos em modelos como o Peugeot 2008 e o Opel Mokka, o Citroën C3 Aircross vai (finalmente) electrificar-se.
Podemos por isso esperar versões com motor a gasolina, versões mild-hybrid e, muito provavelmente, uma versão 100% elétrica. Já o motor Diesel que encontramos na geração atual não deve «sobreviver».
Novo Citroën C3 também a caminho
Também este ano, ainda que só mais para o final, será a vez do Citroën C3 receber uma nova geração, a quarta, seguindo muito daquilo que vamos ver, meses antes, no C3 Aircross.
Espera-se uma revolução estética, mais uma vez ditada, em grande parte, por alguns dos elementos que a marca nos mostrou no Oli. Por isso mesmo, a imagem jovem e divertida que sempre caracterizou o Citroën C3 é para manter.
Assente na mesma plataforma dos «primos» Peugeot 208 e Opel Corsa, a CMP/eCMP, o novo Citroën C3 deverá adotar um catálogo de motorizações em tudo semelhante ao do C3 Aircross: vai manter a aposta nos motores a gasolina — o bloco 1.2 PureTech de 83 cv deve continuar a ser aposta — e receber uma versão 100% elétrica, denominada ë-C3.
Ainda não sabemos quando a Citroën vai mostrar ao mundo a nova geração do C3, mas os rumores mais recentes sugerem que a apresentação vai acontecer lá mais para o final do ano, com a chegada ao mercado a acontecer durante o primeiro trimestre de 2024.
Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.