Insuficiência cardíaca afeta mais de 700 mil pessoas em Portugal

10 meses atrás 79

A investigação é da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e da empresa AstraZeneca, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa.

Ouvido pela Antena 1, o cardiologista Rui Barbosa alerta para a importância do diagnóstico, de uma das doenças que mais doentes leva aos serviços de urgência.

O exame de diagnóstico para a síndrome de insuficiência cardíaca não é comparticipado pelo serviço nacional de saúde. De acordo com o especialista, garantir o acesso à intervenção precoce evita que estes doentes recorram aos serviços de urgência.

Nos últimos 20 anos, registou-se um aumento de 75 por cento dos casos de insuficiência cardíaca, com prevalência no centro e sul do país.

Fatores de risco, como a hipertensão e a obesidade, associados com o envelhecimento da população contribuem para este aumento. 

Os resultados do Estudo Porthos vão ser apresentados esta manhã, na Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa, numa cerimónia que contará com a presença do presidente da República.

Ler artigo completo