Intel anuncia as placas gráficas Arc Pro para uso profissional

1 mes atrás 23

A Intel já percebeu que apostar no segmento das placas gráficas faz todo o sentido nos dias em correm. A pandemia da COVID-19 levou a uma escassez acentuada destes chips, o que destacou a enorme procura que existe neste mercado.

Desta forma, a fabricante já apresentou alguns modelos da sua linha de gráficas Intel Arc e, mais recentemente, revelou ao mundo a nova gama dos modelos Arc Pro, destinados ao setor profissional.

Intel Arc Pro: a nova linha de gráficas profissionais

Foi nesta segunda-feira (8) que a Intel anunciou oficialmente o lançamento da sua nova linha de placas gráficas Arc Pro, direcionada aos profissionais que trabalham em tarefas que exigem um enorme poder de processamento gráfico. Os primeiros modelos foram desenhados para serem incluídos em workstations, e há ainda um conjunto de variantes destinadas aos computadores portáteis.

Mais concretamente foram apresentados os modelos Intel Arc Pro A40 e Intel Arc Pro A50, para desktop, e ambos trazem suporte ao recurso Ray Tracing, aceleração gráfica, entre outros. A fabricante adianta que o modelo A40 conta com um único slot e 3,50 TFLOPs, enquanto que o modelo A50 traz um slot duplo e 4,80 TFLOPs. Ambos os chips contam com uma memória GDDR6 de 6GB.

Já para o segmento dos computadores portáteis, a marca anunciou o Arc Pro A30M que também traz 3,50 TFLOPs é uma memória GDDR6 de 4GB.

A linha de gráficas traz suporte ao codec AV1 e, embora não sejam poderosas para o segmento dos jogos como os modelos da Nvidia e da AMD, foram desenhadas para oferecer o melhor desempenho ao nível das funções profissionais.

De acordo com a Intel, estas GPUs possuem certificação oficial para DirectX 12 Ultimate, OpenCL e Vulkan, suportam a tecnologia Dolby Vision e são capazes de funcionar com resoluções de até 8K (7680x4320) em 60 GHz.

Para já a fabricante norte-americana ainda não revelou informações sobre o preço destas placas, mas indicou que as mesmas serão apresentadas ao público no evento Intel SIGGRAPH, que decorre esta semana, de 8 a 11 de agosto.

Ler artigo completo