Intel luta contra multa de 1,06 mil milhões de euros ‘antitrust’ da UE

9 meses atrás 104

Segundo a “Reuters”, esta multa remonta a 2009, quando a Comissão Europeia multou a Intel por esta, alegadamente, ter tentado impedir a rival, Advanced Micro Devices, de vender o seu produto.

A Intel, uma empresa multinacional de tecnologia, iniciou uma nova luta contra uma multa da União Europeia (UE) de 1,06 mil milhões de euros, que alega que a empresa não cumpriu com a lei antitrust, que prevê a livre concorrência e proíbe determinados tipos de práticas.

Segundo a “Reuters”, esta multa remonta a 2009, quando a Comissão Europeia sancionou a Intel por esta, alegadamente, ter tentado impedir a rival, Advanced Micro Devices, de vender o seu produto. Para tal, a Intel fez descontos nos seus chips para as fabricantes de computadores, como a Dell e Lenovo, os comprarem.

Por norma, os reguladores opõem-se aos descontos oferecidos pelas grandes empresas dos sectores, pois esta prática levanta preocupações sobre práticas anticoncorrenciais. No entanto, as empresas afirmam que é necessário que o regulador consiga provar que esta prática está a acontecer.

Nesta quinta-feira, o caso ganhou outros contornos, favoráveis à Intel, depois de um conselheiro do tribunal superior da Europa ter considerado que a análise económica dos reguladores da UE estava em falha.

No ano passado, a Comissão reabriu um caso contra a Intel, que envolvia uma multa de 376 milhões de euros, e que referia que a empresa fez pagamentos ilegais a empresas como a Acer, HP e Lenovo, entre novembro de 2002 e dezembro de 2006, para atrasar os produtos rivais.

Ler artigo completo