Interrompida a hegemonia: Sporting é campeão!

3 meses atrás 58

Está encontrado o vencedor do Campeonato Placard Andebol 1 versão 2023/2024. O Sporting levou a melhor sobre o FC Porto no Pavilhão João Rocha e conseguiu, assim, voltar a um caminho vitorioso no que a esta competição diz respeito.

Como seria de esperar, os dois conjuntos apresentaram-se na máxima força. De um lado, Ricardo Costa apostou nos mesmos jogadores que têm estado nas fichas de jogo, enquanto Carlos Resende deixou de fora, entre outros, Pedro OliveiraChristoffer Brannberger ou Ignacio Plaza. Para «ajudar à festa», os adeptos das duas equipas compareceram em peso. Tudo pronto para um espetáculo ao mais alto nível.

O jogo começou bastante entretido e com um ritmo elevado. As duas equipas procuraram, desde cedo, implementar o seu ritmo, apesar de algumas falhas iniciais. Os dragões entraram concentrados, mas viram Daymaro Salina, o seu capitão, levar cartão azul logo nos primeiros minutos. O experiente pivô fez uma dura falta sobre Mamadou Gassama (que ficou visivelmente irritado) e os árbitros, depois de consultarem o vídeoárbitro, tomaram essa decisão.

Daymaro esteve poucos minutos em quadra @FPA

Golo cá, golo lá, o encontro continuou repartido durante a maior parte dos primeiros minutos. Os azuis e brancos mostravam-se fortes no capítulo defensivo, enquanto os leões tentavam encontrar soluções para passar para a frente do marcador.

Os comandados de Ricardo Costa alcançaram esse feito e nunca mais de lá saíram. Carlos Resende foi obrigado a pedir um desconto de tempo, porém, de nada serviu para inverter o rumo dos acontecimentos. A turma da casa, embalada pelo excelente ambiente, estava galvanizada e foi para o intervalo por cinco golos de diferença (18-13).

Até podiam ser menos, mas os jogadores portistas contaram com um momento insólito nos últimos segundos. Fábio Magalhães não sabia que era a última jogada do encontro e... acabou o primeiro tempo com a bola na mão.

O FC Porto entrou melhor na segunda parte, marcou alguns golos sem resposta e voltou a discutir o resultado (que reta final impressionante). No entanto, de nada serviu para evitar o festejar do título leonino, tantas vezes ambicionado nos últimos anos. O resultado final? 35-33.

Despedida à boa maneira minhota

No outro jogo da Fase Final Grupo A, o ABC arrecadou o primeiro triunfo, mas diante do Benfica (30-27). Os minhotos protagonizaram uma das melhores partes da época no primeiro tempo e foram para o intervalo a vencer por 16-11. 

Os encarnados ainda tentaram reagir na retoma dos balneários, mas o conjunto da casa rubricou uma grande exibição para fechar o resultado final em 30-27, ou seja, uma diferença de três golos.

Ler artigo completo