Inundações nos Urais da Rússia provocadas pelo degelo

5 meses atrás 71

O rápido degelo da neve desencadeou as piores inundações já registadas nos Montes Urais, na Rússia, forçando milhares de pessoas a fugir das suas casas.

Segundo a Reuters, a Rússia declarou emergência na região de Orenburg, perto do Cazaquistão, depois que o rio Ural, o terceiro maior rio da Europa, encher vários metros em poucas horas na sexta-feira, provocando a rotura da barragem na cidade de Orsk.

O número de pessoas retiradas da zona de inundação, causada pelo tempo quente e pelo degelo, é de 6.127, incluindo 1.478 crianças.

Em Orsk, numa cidade com cerca de 200 mil habitantes, onde as autoridades descreveram domingo a situação como "crítica", mais de 6.500 casas estão inundadas.

As autoridades alertam para o facto de o pico das inundações ainda não ter sido ultrapassado e de a normalização do nível das águas do rio Ural só estar prevista para o final do mês.

De acordo com estimativas preliminares, os prejuízos causados pelas inundações podem ascender a 21 mil milhões de rublos, mais de 212 milhões de euros.

Leia Também: Inundações na Rússia afetam mais de 10 mil casas

Ler artigo completo